Início Prefeitura de Juazeiro alinha parceria com Secretaria de Educação da Bahia para fortalecer Rede Municipal de Ensino

01/04/2021 7h52 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue alinhando parcerias para fortalecer a Rede Municipal de Ensino. Equipes da Seduc e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sec) se reuniram para alinhar o Convênio Técnico de Municipalização, Ação e Parceria. Entre as ações discutidas, estão a possibilidade de municipalização de escolas estaduais e a permuta de profissionais da educação entre os dois entes.

Participaram da reunião, a secretária de Educação do município, Normeide Almeida, a superintendente administrativa e financeira da Seduc, Marileide Jericó, a equipe de Engenharia e Arquitetura da Secretaria, bem como, o superintendente da Coordenação dos Núcleos Territoriais de Educação (Conte), Helder Amorim, e o diretor do Núcleo Territorial de Educação 10, Regivaldo Alves.

Na ocasião, foram discutidas a permuta entre profissionais da educação para complementação de quadros técnicos e a possibilidade de municipalização de cinco escolas estaduais em 2022. Além disso, também foram alinhadas a captação recursos financeiros para o transporte escolar após o retorno presencial das aulas, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), bem como, repasses financeiros para escolas que foram municipalizadas em 2020. A construção de três complexos esportivos para atender os bairros Alto do Alencar, Castelo Branco, João XXIII e Piranga também foi alinhada na reunião.

Formações

O encontro também pautou formações continuadas para profissionais da Educação municipal. Parcerias foram discutidas no sentido da oferta de cursos pelo estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para os trabalhadores da Educação.

A secretária de Educação, Normeide Almeida, ressaltou a produtividade do encontro e destacou os próximos passos para formalização do convênio. “É muito importante estabelecer parcerias produtivas para a Educação municipal. Será articulado um próximo encontro para que, juntamente com a prefeita Suzana Ramos e o secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, possamos formalizar o Convênio”, finalizou Normeide.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ