Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura apresenta projeto de horta sustentável durante Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões

ASCOM em 29/jul/2019

Débora Sousa/SEMAURB

No último sábado (27), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) através da equipe de Educação Ambiental expôs durante a Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Pinhões um projeto de horta sustentável e auto irrigável desenvolvido com a finalidade da reutilizar garrafas descartáveis.

O trabalho foi realizado pela supervisora de educação ambiental Ítala Alves e a engenheira florestal, Mariana Bezerra. Para produção foram utilizadas garrafas plásticas de 2 litros, cordão de algodão, um cano PVC de 100 mm, terra com esterco e água. O cano comporta até cinco hortaliças, mas apenas duas foram levadas para a exposição: o coentro e a salsinha, as demais ficaram sem plantio para mostrar que a água no cano sobe para a terra por absorção.

“À medida que o solo vai secando e tendo a necessidade de água, o próprio cordão de algodão vai sugando e molhando a terra, precisando apenas reabastecer a água do cano a cada três ou cinco dias a depender da quantidade de hortaliças plantadas. É um modelo próprio para casa, não ocupa espaço e a família ainda tem hortaliças frescas e livres de agrotóxicos”, descreveu Ítala Alves, Supervisora de Educação Ambiental da SEMAURB.

O projeto de horta auto sustentável chamou a atenção dos visitantes da feira e a cozinheira Vandeilza Martins ficou encantada com o modelo. “É econômico e sustentável e podemos plantar  e usar no preparo de nossos alimentos no próprio quintal de casa. Gostei muito da ideia e já vou fazer em  minha casa” pontuou.

A Secretaria doou mais de 50 mudas nativas para os visitantes da feira. “Estou levando uma muda de ipê para plantar em meu sitio. Este é um momento de conscientização e precisamos arborizar mais o ambiente em que vivemos. Se cada pessoa plantasse e cuidasse de uma árvore teríamos um bairro, cidade e até um país mais verde e agradável”, concluiu Claudinício Dias.

O secretário da SEMAURB, Jadson Barros ressalta a importância de trabalhar a sustentabilidade. “O projeto será levado para outras localidades de nossa cidade para se trabalhar a sustentabilidade evitar hortaliças com agrotóxicos. A SEMAURB trabalha a educação ambiental em escolas com a comunidade e sempre busca conscientizar cada pessoa para o cuidado com o meio onde vive”, finalizou o secretário.

A SEMAURB informa à população que dispões de espécies mudas de plantas nativas e, quem desejar adquirir uma muda pode se dirigir até secretaria, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro e solicitar. As mudas são gratuitas e tem um responsável para dar dicas de melhor local para plantio e como cuidar para que cresça forte e frondosa. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (74) 3612 3581.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro