Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito Paulo Bomfim recebe técnicos da Fundação Abrinq e Comissão Municipal Pró-Selo

ASCOM em 12/mar/2020

Luiz Hélio/Sesau

Nesta quinta-feira (12), o Prefeito Paulo Bomfim recebeu técnicos da Fundação Abrinq – Programa Prefeito Amigo da Criança, Augusto Guimarães e Sérgio Filho, além da Comissão Municipal Pró-Selo. A pauta do encontro foi sobre a visita que está sendo feita pela equipe do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’ para avaliação das ações governamentais implementadas nos últimos quatro anos.

Paulo Bomfim elencou para os técnicos do programa Prefeito Amigo da Criança os avanços de Juazeiro na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, com garantia de acesso em todas as etapas da educação básica e promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes. Entre as principais políticas públicas, o prefeito destacou as melhorias nas escolas municipais, o Hospital Materno Infantil, os programas: Aprova Juazeiro, o Bolsa Cidadania e o Cuidar da Gente, além de várias ações culturais.

“A nossa gestão é de continuidade e desde 2009 nós focamos na missão de cuidar das pessoas, em especial das nossas crianças e adolescentes que têm recebido uma atenção especial através de inúmeros investimentos nas áreas da saúde, da educação, da proteção social, da cultura e do esporte. Para além do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido aos gestores que cumprem com os compromissos assumidos, nosso incentivo maior é poder continuar com as políticas públicas que têm promovido o desenvolvimento humano e econômico de Juazeiro”, ressaltou o prefeito.

Ao realizar a adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, os gestores municipais se comprometem a priorizar crianças e adolescentes em seus mandatos, fortalecer os Conselhos, ampliar os mecanismos de transparência, entre outras ações. Durante um período de 04 anos, os Prefeitos contam com o suporte técnico da Fundação Abrinq e com metodologias específicas para planejamento e análise de orçamento público, além de indicadores e recomendações sobre as políticas municipais de educação, proteção social e saúde.  Na Bahia, há um total de 417 Municípios, dos quais 190 deles seus prefeitos (as) realizaram a adesão ao Programa.

O técnico da Fundação Abrinq, Augusto Guimarães, avaliou positivamente a reunião com o gestor municipal e com a equipe da Comissão Pró-Selo. “É muito bom quando a gente se depara com um gestor comprometido e engajado com a política da infância. O prefeito e sua equipe nos expuseram vários programas e projetos e agora vamos in loco visitar o andamento dessas ações para verificarmos na prática como estão ajudando a melhorar os indicadores sociais do público infanto-juvenil. Foi uma ótima reunião e agrademos a disponibilidade de todos”, avaliou.

As secretárias Fabíola Ribeiro (Saúde), Lucinete Alves (Educação), Margarida Benevides (Social) e o secretário Sérgio Fernandes (Cultura e Esporte), também explanaram as ações respectivas de suas pastas que estão dentro dos indicadores de avaliação tanto do Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, como também do Selo Unicef Municipal Aprovado. Em seguida, os técnicos do programa Prefeito Amigo da Criança/Abrinq, acompanhados pela articuladora municipal Pró-Selo, Miranery Amorim, pelo coordenador da Casa dos Conselhos Municipais, Rossevelt Duarte; pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/CMDCA, Vicente de Paula, visitaram duas escolas municipais, dois postos de saúde e o Hospital Materno Infantil.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro