Juazeiro/BA, 05 de dezembro de 2020


Covid-19

Prefeito Paulo Bomfim entrega Residência Terapêutica no bairro Itaberaba, em Juazeiro

ASCOM em 16/ago/2019

Priscila Guedes/SESAU

Com a proposta de cada vez mais fortalecer a rede de saúde mental já existente no município, o Prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, junto com a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro e demais representantes da Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU, entregou nesta sexta-feira (16), mais um importante dispositivo que complementa a proposta nacional da reforma psiquiátrica, de caráter antimanicomial e humanizado, a Residência Terapêutica.

“A saúde está em nosso raio de prioridade. Na semana passada inauguramos junto com o governador Rui Costa a Policlínica Regional, aqui em Juazeiro. Temos 93% de cobertura de atenção básica em nosso município, nosso hospital materno-infantil vem fazendo próximo de 450 partes por mês, dando assistência aos municípios não só de Juazeiro, mas de toda a rede PEBA, que são 53 cidades de Pernambuco e Bahia. A nossa UPA está atendendo próximo de 8 mil pessoas por mês. Toda nossa rede tem trabalhado interligada para fortalecer ainda mais nossa política de saúde”, pontuou o Prefeito.

Durante a entrega do equipamento, ele disse ainda que “a residência hoje, vem fortalecer ainda mais essa política de saúde mental. A prefeitura tem abraçado e ajudado na medida do possível o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, que está passando por necessidade, mas essa casa vem para, se necessário, termos mais opções para as pessoas que têm algum tipo de necessidade. Isso é muito gratificante, saber que estamos trabalhando com foco nas pessoas, porque nosso objetivo é esse, cuidar do povo de Juazeiro”, complementou o Prefeito

Com capacidade para dez moradores, a Residência tem como público alvo, pessoas com transtorno mental estabilizado e sem vínculos familiares na cidade, que tenham internações psiquiátricas com o mínimo de dois anos ininterruptos. Para a Secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, a Residência chega para agregar à rede de atenção psicossocial do município. “É com muita alegria que entregamos hoje essa residência, mais uma vez demonstrando o compromisso do prefeito Paulo Bomfim com a saúde do município. Acreditamos que esse vai ser um equipamento que vai funcionar a pleno vapor e que os usuários vão ser beneficiados e, antes de tudo, fazer o quê é de nossa responsabilidade, que é retirar de espaços asilares, de espaços que pacientes estejam há muito tempo reclusos, e tentar trazê-los para o convívio social.”, pontuou a secretária.

O novo equipamento, localizado numa das principais ruas do bairro Itaberaba, em Juazeiro, foi entregue em tempo recorde e reformado com recursos próprios. O espaço conta com sete quatros, seis banheiros, sala espaçosa, além de cozinha e área externa. Todos os cômodos receberam novas pinturas e equipamentos de qualidade para propiciar um ambiente acolhedor aos moradores.

De acordo com a Assessora de Planejamento da SESAU, Luciana Florentino, a Residência Terapêutica vai complementar a rede de saúde mental de Juazeiro. “Temos em Juazeiro, o CAPS infantil, CAPS II, para transtornos e o CAPS AD III que faz acolhimento para o perfil de álcool e outras drogas. Temos ainda o ambulatório de saúde mental, com atendimento em psicologia e psiquiatria e, agora, estamos inaugurando a Residência Terapêutica, para atender moradores de longa permanência em instituições psiquiátricas, como o sanatório”, finaliza Luciana.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro