Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito Paulo Bomfim entrega kits de combate ao Aedes aegypti aos Agentes de Combates as Endemias em Juazeiro

ASCOM em 28/jan/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta segunda-feira (28), o Prefeito Paulo Bomfim entregou aos Agentes de Combates as Endemias de Juazeiro os 77 kits encaminhados pelo Governo do Estado da Bahia para a intensificação dos trabalhos no combate ao mosquito Aedes Aegipty, Zika, Chikugunya e febre amarela.

O  kit dengue para os agentes de endemias é composto por material pessoal para auxiliar o agente na coleta, identificação do local e registro do dado, como também por materiais essenciais para a identificação da larva. Os componentes do kit dengue são: uma bolsa, lápis, cola, borracha, caixa de giz de cera, caderno capa dura, uma prancheta, lixas, uma escala métrica, duas pescas lavas de água limpa e água suja, lã de aço, algodão, três conexões, uma concha, uma lanterna, uma picadeira, uma bacia, além de tubitos, tampas de tubitos, pipetas e peras.

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado da Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, do Coordenador do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte Pedro Alcântara e dos vereadores Agnaldo Meira e Florêncio Galdino agradeceu a parceira e relatou a importância do trabalho desenvolvido pelos ACE’s. “Através de parcerias com o nosso Governador Rui Costa, aqui representado por Pedro Alcântara, recebemos estes kits e entregamos aos agentes com muita satisfação. Em nossa gestão, a saúde do povo está em primeiro lugar e o foco é capacitar, aperfeiçoar e equipar nossos profissionais e também os seus locais de trabalho. Estes 77 kits irão auxiliar ainda mais os profissionais que atuam na linha de frente no combate ao Aedes Aegipty em Juazeiro”, expressou Paulo Bomfim.

O Coordenador do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte, Pedro Alcântara, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado para prevenção do mosquito. “A preocupação para com a proliferação do mosquito Aedes aegipty é grande e o Governador Rui Costa, através da Secretaria da Saúde do Estado, encaminhou aos municípios pertencentes à Região Norte, os kits para auxiliar os ACEs no trabalho de verificação, confirmação e descarte do mosquito, além de enviar repelentes, caderneta e fichas para as gestantes. O trabalho de visita e prevenção deve ser feito por todo e qualquer morador. É cuidado individual que torna uma segurança coletiva”, concluiu.

Segundo o ACE Paulo da Silva, o kit representa o reforço e auxílio para com os trabalhos desenvolvidos no dia a dia. “Hoje é um dia muito importante para nós agentes que trabalhamos direto no combate ao mosquito Aedes Aegipty. O kit vem repleto de instrumentos essenciais para que possamos detalhar e precisar a presença do mosquito nas casas e outros locais da cidade”, pontuou.

Outra Agente que demonstrou satisfação com o kit foi Claudia Regina Costa da Silva. “Com certeza hoje é um marco para nós. Trabalhamos a parte educativa com os moradores, informamos sobre os cuidados e modos de prevenção. Mas, além da conversa, precisávamos desses equipamentos que são indispensáveis para a comprovação ou descarte da presença do Aedes aegipty”, explicou.

O vereador Agnaldo Meira reforçou a parceira da Câmara de Vereadores com os trabalhos desenvolvidos pela gestão no que tange à saúde pública em Juazeiro. “Reforço nosso compromisso junto à gestão municipal que vem trabalhando incansavelmente para assegurar aos munícipes uma saúde pública mais acessível e de qualidade. Os agentes têm a missão de visitar e junto a cada morador livrar-se de possíveis focos, e com esse kit tenho certeza que os trabalhos serão mais eficazes”, expôs.

Finalizando as entregas, a Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro, ratificou a importância dos kits e demais itens enviados pelo Governo do Estado. “É com imensa alegria que recebemos estes kits enviados pelo Governador Rui Costa através da SESAB. Sabemos da importância de trabalhar a prevenção e os itens irão ajudar a intensificar os trabalhos dos nossos agentes. Também solicitamos aos moradores que abram suas residências ao identificarem o nosso agente para que possam ajudar a eliminar os possíveis focos do mosquito”, completou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro