Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito Paulo Bomfim empossa membros do Conselho Municipal LGBT de Juazeiro

ASCOM em 29/jan/2020

Por Fabiana Diniz/SEDES

O prefeito Paulo Bomfim empossou na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do CIAM, os membros do recém-criado Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da População LGBT+. A cerimônia realizada no dia Nacional da Visibilidade Trans, contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, dos vereadores de Juazeiro Inaldo Loyola, Gledson Medrado e Neguinha da Santa Casa, do vereador de Petrolina Gilmar Santos, além de representantes da sociedade civil.

O órgão, criado pela Lei 2.905/2019, é voltado para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e demais identidades sexuais e de gênero, ficando vinculado administrativamente à SEDES. “Juazeiro é uma cidade das mais democráticas, prova disso é esse momento que estamos vivendo. Isso é democracia. É aceitar que a população esteja perto, é uma gestão aberta à discussão, a priorizar a efetivação de direitos”, afirmou a secretária Cida Gama.

O objetivo principal do Conselho é atuar na promoção da cidadania e na defesa dos direitos, assim como contribuir no combate à discriminação e à violência contra a população LGBT+. “O trabalho dos conselhos é acima de tudo fomentar e buscar através da atuação da prefeitura, políticas públicas e ações para determinadas pautas. Já tínhamos a diretoria de diversidade, porém não tínhamos um conselho. O trabalho do Conselho agora é essencial para criar espaço de luta e de cobrança. Agora a sociedade civil está organizada, buscando seus direitos e a população LGBT precisa ser ouvida. Ganhamos mais um instrumento de luta contra o preconceito, na busca por respeito e que está aberto à população”, pontuou o estudante e membro do Conselho Pedro Granja.

Para o estudante Manoel Alexandre a participação do prefeito na cerimônia demonstra a preocupação da gestão municipal com a pauta LGBT. “Ele poderia ter, simplesmente, assinado o decreto em seu gabinete, mas ter vindo aqui demonstra afeto, carinho e sentimento por estas pessoas. Dessa forma ele abraça nossa causa”, ressaltou.

“Gostaria de parabenizá-los pela coragem de colocar a cara na rua na busca por direitos e na luta por seus espaços. Infelizmente, ainda temos um país preconceituoso e precisamos nos unir para avançarmos nas políticas públicas. Temos feito nosso papel, trazendo a discussão em âmbito municipal, mas também em âmbito estadual. Já tivemos conquistas importantes como o decreto do nome social e hoje conquistamos também o Conselho. Esse é o caminho na luta por respeito, sermos um facilitador neste importante debate”, destacou o prefeito Paulo Bomfim.

O Conselho LGBT+ será composto por 26 membros, sendo 13 da sociedade civil e 13 representantes do governo. A mesa diretora, composta por presidente, vice-presidente e secretária executiva, que terá mandato de um ano, será eleita após a posse dos conselheiros em data a ser agendada.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro