Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito Paulo Bomfim assina ordem de serviço para construção de cisternas e barreiros na zona rural de Juazeiro

ASCOM em 07/mar/2017

Lene Radina/Ascom PMJ

Foi assinada nesta quarta-feira, 18, pelo prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, a ordem de serviço para a segunda etapa do projeto Tecnologia de Armazenamento de Água de Chuva, em parceria com o Consórcio Sustentável Sertão do São Francisco (CONSTESF), representado por Frank Weliton Evangelista Chaves e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representado por José Emerson da Silva (Mitu), presidente do STRJ e pela entidade gestora do projeto Centro de Assessoria do Assuruá (CAA).

A ordem de serviço atenderá a construção de 100 cisternas de consumo, 50 barreiros-trincheira e 20 cisternas de produção. As cisternas irão beneficiar comunidades rurais do Salitre e Massaroca; os barreiros-trincheira, as comunidades dos distritos de Itamotinga e Pinhões e as cisternas de produção (enxurrada) vão beneficiar os produtores do assentamento São Francisco, localizado na região do Salitre.

As comunidades foram contempladas depois de um levantamento atendendo critérios exigidos pelo projeto – como não ter acesso a água encanada, ser aprovada pela avaliação dos técnicos que realizam a análise da localidade e possuir o Número de Identidade Social (NIS). Na primeira etapa já foram implantadas mais de 200 tecnologias nas comunidades do interior e agora serão 170 equipamentos. “É um grande avanço para o município poder oportunizar acesso à água para quem mais precisa”, destacou José Emerson da Silva (Mitu), presidente do STRJ.

Um dos beneficiários do programa, José Adeilton, morador da comunidade de Canoa, distrito de Massaroca, se mostrou bastante emocionado. “É muito sofrido para mim ter que ir pegar água no rio que é muito longe e tenho a saúde fraca. Agora com a água mais perto vai melhorar muito”, frisou.

“O projeto tem avançado satisfatoriamente e já podemos ver muitas famílias vivendo melhor, produzindo com mais qualidade. Nosso objetivo é garantir que famílias das comunidades rurais do nosso território tenham acesso à políticas públicas que lhes deem dignidade e viabilidade de viver bem”, disse o representante do CONSTESF, Frank Weliton Evangelista Chaves.

Na ocasião a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho falou da felicidade em iniciar o trabalho com ações importantes que irão beneficiar as comunidades da zona rural. “Sou do Salitre e tenho uma grande paixão pela vida simples do homem do campo, farei tudo que estiver ao meu alcance para possibilitar melhorias para o interior de Juazeiro”, observou Maraíza.

O prefeito Paulo Bomfim endossou as conquistas para a zona rural de Juazeiro nos oito anos da gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho que possibilitou levar água tratada a todos os distritos, a construção de adutoras, a perfuração de poços artesianos, recuperação de estradas, entre outras ações.

“Fico imensamente feliz em dar sequencia a um projeto tão importante como esse, possibilitar aos produtores e moradores do interior o acesso a água, o bem mais precioso e que garante a subsistência humana. Já estamos trabalhando duro para que mais melhorias como infraestrutura, saneamento, construção de mais casas populares rurais como as que iremos entregar nesta sexta-feira em Campos/Maniçoba, possam melhorar ainda mais a vida do homem do campo e da sua família”, afirmou.

Participaram ainda as secretárias de governo Angelita Carvalho (Gestão Pessoal), Cida Gama (Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade), a diretora presidente interina do SAAE, Jadeilma Vieira, vereadores e produtores rurais do município.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro