Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito participa da Mostra de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino em Juazeiro

ASCOM em 20/set/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Nesta sexta-feira (20), o prefeito Paulo Bomfim participou da VIII Mostra de Educação Inclusiva, que contou com apresentações culturais inclusivas dos alunos das escolas da rede municipal de ensino, exposição dos projetos e materiais pedagógicos trabalhados em sala de aula, além de brincadeiras recreativas e apresentação do grupo teatral da Companhia de Trânsito – CSTT. O evento reuniu centenas de alunos, pais, professores, gestores e a comunidade na Praça 15 de Julho, ao lado do Paço Municipal, em Juazeiro.

“É muito gratificante acompanhar de perto esse trabalho maravilhoso que a equipe da Secretaria de Educação e Juventude, através da Educação Inclusiva, realiza em nossas escolas. Percebemos no olhar e na alegria de cada um, o quanto esse cuidado, amor e aprendizagem estão fazendo a diferença na vida dessas crianças. Já conseguimos muitos avanços nessa área e cada dia estamos fortalecendo ainda mais essa inclusão. Quero parabenizar a equipe do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão – NAPSI da SEDUC, os professores e todos profissionais que ensinam e cuidam tão bem dos nossos alunos”, evidenciou o prefeito.

A professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE, Lúcia de Andrade expôs peças produzidas pelos alunos da Escola José Pereira, do bairro Itaberaba. “Desenvolvemos o Projeto de Artes, juntamente com os estudantes da Univasf de Artes Visuais e é muito gratificante. Produzimos mandalas com sementes, pinturas esculturas, desenvolvendo a parte motora dos alunos, trabalhando as cores, formas, texturas. É muito bom perceber o quanto este trabalho tem mostrado mais as potencialidades dos alunos, principalmente os com deficiência. A alegria e os resultados deles nos deixam muito satisfeitos”, relatou a professora.

O evento contou com apresentações culturais inclusivas das escolas Santa Inês, Maria de Lourdes, Joca de Souza, Paulo VI, e das EMEIs Maria Hozana e Maria Júlia, além da exposição de outras unidades escolares. As equipes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil – CAPSi, do BPC Escola e do Conselho da Pessoa com Deficiência também participaram da Mostra.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e membro do Conselho Estadual e Nacional, Josewilson Souza parabenizou a Prefeitura de Juazeiro pelo trabalho que vem desenvolvendo com as crianças com deficiência nas escolas municipais. “É emocionante perceber a sensibilidade que a gestão tem e trabalhar de maneira humanizada a Educação Inclusiva. Enquanto pessoa com deficiência e representante de todos, me sinto feliz e contemplado em ver de perto este trabalho lindo de amor, inclusão e respeito por nossas crianças”, ressaltou.

“A rede municipal tem crescido muito na Educação Inclusiva. Ouvimos isso da própria comunidade, dos pais que tiram seus filhos com deficiência da rede particular para as nossas escolas pelo reconhecimento do trabalho de qualidade que temos desenvolvidos com a Educação Inclusiva”, contou a gestora, Ileane Imoto, da Escola Crenildes Brandão.

A mãe Neli Muniz destacou o amor, carinho e respeito com que a filha Letícia é tratada pela equipe da Escola Crenildes Brandão. “Minha filha tem se desenvolvido muito depois que entrou nessa escola maravilhosa que cuida tão bem dela, com uma equipe de atendimento especializado. Eu só tenho que agradecer a Prefeitura por este trabalho”, disse a mãe.

De acordo coma gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão – NAPSI, Luzinete Helena, atualmente são atendidos 600 alunos com deficiência na rede em 110 escolas da sede e interior do município, com uma estrutura de 50 salas de recursos, 202 profissionais especializados, entre eles professores de AEE, interpretes, instrutores, brailistas, professor de apoio, auxiliares de AEE, assistente social, psicóloga e gerente, que trabalham diretamente com os alunos autistas, com deficiência física, síndrome de Down, surdez, deficiência intelectual, cegos, baixa visão e com deficiência múltipla.

“Quero agradecer e parabenizar aos alunos, às equipes escolares que participaram deste evento especial, e nossa secretária da SEDUC Lucinete Alves por não medir esforços para fortalecer cada dia mais a Educação Inclusiva em Juazeiro”, finalizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro