Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito de Juazeiro se reúne com direção da Mineração Caraíba e produtores para tratar do uso da água da adutora

ASCOM em 04/dez/2019

Raphael Leal/Ascom

Na noite desta terça-feira (03) o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, se reuniu no Paço Municipal com representantes de produtores rurais, lideranças sindicais, vereadores, secretários de Governo e direção da Mineração Caraíba para tratar de esclarecimentos sobre o uso da água fornecida pela empresa ao longo da sua adutora. Após a mediação da prefeitura, as partes entraram em entendimento e juntos buscarão alternativas para que esta região seja consolidada como um novo perímetro irrigado de Juazeiro.

A direção da empresa apresentou dados técnicos sobre a vazão da adutora e da inviabilidade para uso da irrigação, sendo ela instalada para utilização da mina, que funciona no Município de Jaguarari, no Distrito de Pilar. “A reunião que tivemos foi mais de comunicação e esclarecimentos sobre a nossa gestão e algumas mudanças na adutora, principalmente no controle da água ao longo da adutora. Houveram alguns problemas devido ao uso para a irrigação. Mas, na realidade, nós não cortamos nada. Continua o mesmo fornecimento. O que nós fizemos foi ter um maior controle, e esperamos que o usuário também tenha certo controle, para não haver desperdício e causar danos na adutora. A ação do prefeito em mediar isto é importante, pois assim tudo fica esclarecido e juntos poderemos buscar outras soluções”, esclarece Manoel Valério, diretor de Operações da Mineração Caraíba.

O prefeito Paulo Bomfim agradeceu a disponibilidade da empresa em se reunir com os produtores e esclarecer a real situação. “Estamos fazendo a nossa função, que é mediar estas questões e sempre pensando em Juazeiro, na geração de emprego e renda. Há uma realidade, que é uma área irrigada que cresceu e depende de água para produzir e diversificar as culturas plantadas. Mas acredito que juntos vamos achar uma solução e fazer Juazeiro desenvolver ainda mais”, declarou o prefeito.

Para o representante dos produtores, tudo está esclarecido, mas a busca por melhoria deve continuar. “Nós queríamos uma liberação maior de água para os pequenos produtores de Santa Helena, Alto das Queimadas e Serra Grande. Temos muito produtores de manga e a demanda de água não é suficiente para este tipo de cultura. Queríamos também reduzir o valor da água, mas chegamos aos esclarecimentos que, devido aos custos com a adutora não há possibilidade desta redução, pelo menos neste momento. Mas nós, junto com o prefeito, vereadores e lideranças políticas estamos discutindo a possibilidade de um novo fornecimento de água para os produtores desta região. Antes era somente para plantios menores, mas a região cresceu e hoje, temos ali quase um perímetro irrigado”, explica, Fernando Antonio Bezerra.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro