Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito de Juazeiro participa da inauguração do primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do país

ASCOM em 24/out/2017

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

O Prefeito Paulo Bomfim participou nesta segunda-feira (23), no distrito Industrial de Juazeiro, da cerimônia de inauguração do primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do País. A estrutura que é uma realização da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), visa beneficiar toda a região do Vale do São Francisco, considerada o maior pólo de produção de frutas do Brasil.

“É mais que merecido implantar um equipamento dessa magnitude em Juazeiro e um motivo de muito orgulho para todos do Vale do São Francisco. A nossa cidade é destaque como o município que mais gera empregos com carteira assinada no Nordeste, mesmo diante da crise que o país enfrenta. Nós continuamos recebendo novas empresas e equipamentos, e acredito que com o Centro de Excelência vamos fomentar ainda mais o desenvolvimento da nossa região”, vibrou o prefeito Paulo Bomfim.

A região do Vale do São Francisco foi escolhida para receber o Centro por ser referência na produção de frutas para os mercados interno e externo. De acordo com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior, o Vale não foi escolhido por acaso, “essa região é responsável por gerar 240 mil empregos diretos no campo, e por produzir 98% da uva e 90% da manga exportada pelo Brasil. Hoje começa uma rede de ensino que garantirá aos jovens uma educação de qualidade”, destacou.

Para o vice-governador da Bahia, João Leão, o município de Juazeiro e os envolvidos na concretização do Centro estão de parabéns. “Quero parabenizar a CNA e a todos os pesquisadores que contribuíram para a consolidação desse importante equipamento. É um momento histórico para a região, pois hoje recebemos uma infraestrutura moderna, projetada para garantir conforto e acessibilidade às atividades educacionais”, destacou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, o Centro será um marco para o ensino e desenvolvimento do setor agrícola do município. “É um empreendimento de destaque para a nossa região cuja produção vai estar nos mercados nacionais e internacionais, além de uma grande pujança educacional para a nossa região. Estamos todos muito orgulhosos de receber algo tão grandioso e que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da região”, frisou.

O Centro conta com mais de 2.500 m² distribuídos em oito pavilhões, divididos em salas de aula, laboratórios práticos, salas de informática, auditórios, pavilhão multiuso e outros espaços.

A solenidade inaugural também reuniu o diretor geral do SENAR BRASIL, Daniel Carrara; o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEP), Pio Guerra Junior; o superintendente do SENAR Pernambuco, Adriano Moraes; a superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães; o Deputado Federal Guiulherme Coelho; os Deputados Estaduais Roberto Carlos e Eduardo Salles, da Bahia, e Odacy Amorim, de Pernambuco, o Superintendente do Sebrae no Estado Jorge Khoury Hedaye, além do presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri e demais edis.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro