Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeito de Juazeiro e servidores participam da abertura do UPB Itinerante

ASCOM em 21/set/2017

Ascom

O prefeito Paulo Bomfim participou nesta quarta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, da abertura da UPB Itinerante, que oferece  capacitação aos gestores e servidores municipais para lidar com a prestação de contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento contou com a presença do presidente da entidade, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, e diversas instituições.

De acordo com Eures Ribeiro, o objetivo é capacitar prefeitos e equipe técnica para melhor servir à população. “Fico muito feliz em estar aqui. Um pólo de produtividade importante do Estado.Tenho certeza que será um encontro proveitoso”, prevê o presidente da UPB. Para Adelmo Guimarães, diretor da Escola de Contas do TCM, o contexto da administração pública é complexo, que os gestores têm este conhecimento, mas é possível um bom diálogo.

“O TCM, constitucionalmente, tem duas competências, a pedagógica e a fiscalizatória. Primeiro instruímos sobre as normas, a legalidade, para que no momento da fiscalização o impacto seja menor possível, em prol da boa prestação de conta. O objetivo principal é preparar o servidor para que ele saiba agir no dia-a-dia com as contas públicas e utilizar os recursos do melhor modo. E, com isso, ter as suas contas aprovadas e não prejudicar o gestor”, observa o auditor do Tribunal de Contas.

Vários secretários e servidores de Juazeiro participam da capacitação, que segue até o dia 22. Para Ícaro Alvin Melo, que é advogado do município, formações com esta são muito importantes para o exercício das atividades diárias. “A iniciativa é muito boa, principalmente para quem está longe da capital. Normalmente, para esta área, a gente tem que ir à Salvador para fazer capacitação. Vai  ajudar para que a gente saiba como está a nossa elação com o tribunal de contas. A gente precisa entender melhor o sistema, saber como fazer a prestação de contas. Além disso, a UPB proporciona o diálogo com servidores dos outros municípios”, ressalta.

Servidora da Controladoria Interna, Maria Rosa também reitera a importância da capacitação. “Vem ajudar com melhores informações para exercer a nossa função de controlador interno. Vamos analisar melhor onde os recursos estão sendo empregados”, destaca

O prefeito Paulo Bomfim, que também integra a Mesa Diretora da UPB, agradeceu a participação dos prefeitos e suas equipes. “A importância de ter a UPB e o TCM em nossa terra é para atrair os gestores de nossa região para entender a complexidade da prestação de contas exigida pelo TCM. Então, estamos unindo forças para que os municípios estejam atentos e as contas futuras tenham um mínimo de problema”, finalizou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro