A PREFEITA

Suzana Alexandre de Carvalho Ramos é natural de Juazeiro-BA, nascida em 31 de julho de 1966. É filha da dona de casa Ana Maria de Carvalho (já falecida) e do ferroviário Bráulio Alexandre de Carvalho. Teve uma infância humilde, ao lado de seus sete irmãos. Mas nunca passou privações.

Morou com os pais no distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro, até os 12 anos de idade, quando mudou-se para a sede do município para continuar os estudos. Estudou no Colégio Municipal Paulo VI, Colégio Estadual Rui Barbosa e na antiga Escola Normal. É graduada em Serviço Social pela Unopar.

Começou a trabalhar aos 15 anos como auxiliar de dentista. Também trabalhou em lojas no comércio. Suzana conheceu o futuro esposo quando tinha 21 anos. Casou-se aos 27 anos com o ex-vereador e ex-deputado estadual Joroastro Espínola Ramos, que na época já era viúvo e pai de cinco filhos. Com o esposo, Suzana teve apenas um filho, o estudante de medicina Jordávio Alexandre Espínola Ramos.

Um dos momentos mais marcantes e difíceis na vida de Suzana Ramos foi o falecimento do esposo, vítima de câncer. Buscou forças para superar a tristeza e a saudade que sentia dele, e enfrentou com garra e coragem o desafio de criar e educar sozinha o filho, que na época ainda era adolescente. Suzana só ingressou no ensino superior depois de ficar viúva. Primeiro dedicou-se totalmente à família e priorizou a criação do filho.

Suzana entrou para a vida pública influenciada pelo marido, que tinha o sonho de se tornar prefeito de Juazeiro. Porém, Joroastro Espínola faleceu antes, em 2007, quando exercia o primeiro mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia. Com o convívio nos bastidores políticos, Suzana decidiu concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores de Juazeiro, elegendo-se três vezes consecutivas em 2004, 2008 e 2012 – sempre muito bem votada. Em 2016 concorreu ao Poder Executivo, como vice-prefeita, mas não conseguiu se eleger naquele ano.

As desigualdades e injustiças sociais sempre a incomodaram, sendo um dos motivos que a fizeram ingressar no curso superior de Serviço Social, com o intuito de poder servir a comunidade de alguma forma. Ver Juazeiro voltar a ocupar lugar de destaque entre os municípios que mais progridem no Estado e melhorar a qualidade de vida da população eram desejos crescentes para Suzana.

Em 2020, surgiu, então, o projeto mais desafiador em sua carreira política. Concorreu às eleições municipais ao lado de Leonardo Bandeira, vencendo a disputa com 55,68% dos votos válidos. Suzana Ramos entra para a história como a primeira mulher a se tornar prefeita de Juazeiro, levando para seu governo um olhar mais humanizado para as questões sociais, com um novo tempo de trabalho e o compromisso de melhorar a vida da população juazeirense.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Favor desabilitar para acessar a publicidade institucional do site.