Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Pré-conferências da Assistência Social são encerradas em Juazeiro

ASCOM em 14/jul/2017

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) encerrou na manhã desta sexta-feira (14) a série de pré-conferências preparatórias para a Conferência Municipal de Assistência Social que Juazeiro sediará nos dias 19 e 20 de Julho, no auditório multi eventos da Univasf.

As pré-conferências foram realizadas na sede do município, nos cinco CRAS localizados nos bairros João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, Quidé e Malhada da Areia; e no interior, nos distritos de Maniçoba, Pinhões, Abóbora, Salitre e Juremal com intuito de preparar a comunidade e formar uma participação qualificada para a conferência municipal.

“É gratificante perceber que todos entenderam a importância dessa participação e do fortalecimento das políticas públicas relacionadas à Assistência Social. Com essas pré-conferências podemos construir uma nova proposta contemplando a todos os usuários, seus anseios e reais necessidades”, afirmou a diretora de Proteção Básica, Rosângela Mesquita.

De acordo com o assistente social do CRAS do bairro Malhada da Areia, José Neto esclareceu as dúvidas da comunidade sobre políticas públicas. “É um processo construído historicamente e a própria conferência é um meio para isso. A participação de todos neste momento é de fundamental importância e mostra o que queremos para as novas políticas públicas”, declarou José Neto.

Para o comunitário, José Hilário, é preciso pensar sempre no coletivo. “Às vezes a gente pensa que não é importante essa participação, mas é assim que as coisas começam a acontecer. Através das conferências já conquistamos muito, então é válido pensar não só em si, mas em toda a comunidade”, disse o comunitário José Hilário.

A Conferência Municipal será um espaço para trabalhadores, entidades e gestão pública avaliarem e proporem ações para o fortalecimento da assistência social e terá como tema ‘Garantia dos Direitos no fortalecimento do SUAS’. “É importante conhecer, assim podemos cobrar dos gestores e nada melhor que o próprio usuário dizer tudo o que precisa”, comentou Fernanda Lins, da Pastoral da Mulher e conselheira municipal da assistência social que durante a pré-conferência falou sobre o controle social do SUAS.

Foi a primeira vez que ações como estas foram realizadas no interior do município. “Consideramos este um momento produtivo e necessário. Percebemos na receptividade das pessoas o desejo de saber mais sobre os seus direitos. Esta oportunidade serviu para falarmos sobre a realização da Conferência e esclarecer assuntos ligados à assist~encia social e ao SUAS”, ressaltou Queila Patrícia, Gerente de Vigilância Socioassistencia

Em cada pré-conferência foram escolhidos 5 delegados que terão direito a voto e ficam responsáveis por levar as demandas de suas comunidades para o evento municipal.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro