Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Postos de Saúde e escolas atendem população no primeiro dia de vacinação contra Influenza em Juazeiro

ASCOM em 23/mar/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

Unidades de Saúde e escolas, disponibilizadas pela gestão municipal como postos de vacinação, receberam nesta segunda-feira, 23, idosos e profissionais de saúde para o início da campanha nacional contra a Influenza. Apesar do grande número de pessoas atendidas no primeiro dia de campanha, não houve aglomerações.

A aposentada Elisa Nascimento se vacinou na Escola de Tempo Integral Professora Iracema Pereira Paixão, no bairro São Geraldo. Ela chamou a atenção para a necessidade da vacina para todos os idosos. “Meu médico me disse que essa vacina faz parte do calendário do idoso, então que todos compreendam a importância dela, pois é necessária”, disse a aposentada de 78 anos.

Haydeé Conceição, aposentada, também buscou a vacina logo no primeiro dia. Para ela, que procurou a Unidade Básica do bairro Angari, se vacinar é também um gesto de amor. “É uma forma de precaução, mas também um gesto de amor com as nossas famílias, com os nossos semelhantes e conosco também. Temos que buscar tudo que for bom para nossa família”, afirmou. Já a aposentada Maria Nunes preferiu a Escola Dinorah Albernaz, no bairro Itaberaba, e não encontrou dificuldades para a vacinação. “Vim com meu esposo. A equipe da escola teve muito cuidado e atenção com a gente, foi tudo muito tranquilo. Tomo a vacina todo ano, doeu um pouco, mas o importante é nossa saúde”, disse.

Para a gestora da Escola Dinorah Albernaz, Adriana Shasta, a utilização das escolas como postos de vacinação é um importante aliado para evitar proliferação de vírus. “A bairro Itaberaba é grande e usar a escola para a vacinação ajudou muito a evitar aglomeração nos postos de saúde. Tivemos cuidado desde a limpeza do prédio, até o momento de receber as pessoas, passando álcool nas mãos, tanto na entrada como na saída do prédio. Será assim durante toda a campanha e pedimos que a população também tenha esse cuidado, que leve a sério e um cuide um do outro, frisou.

A médica Candice Siqueira destaca a importância da vacina contra influenza na conclusão de diagnósticos. “A vacina não protege contra o coronavírus, mas torna o diagnóstico mais fácil a partir da exclusão. Então é essencial que esse público prioritário seja vacinado por ser o público mais suscetível tanto para o H1N1 como para o coronavírus”, ressaltou.

O superintendente de Atenção Básica explica que a vacinação para esse público inicial não se encerra hoje, não sendo necessário correr aos postos de vacinação. “A população idosa, que foi a que mais procurou os postos hoje, não precisa se preocupar, pois a vacinação segue até o dia 15, em todos os pontos disponibilizados pela prefeitura”, disse. De acordo com ele, a utilização das escolas para evitar aglomerações está sendo satisfatória. “São mais opções para deslocamento da população e o resultado tem sido favorável. Observamos nesse primeiro dia que a grande maioria das pessoas têm obedecido as recomendações de distanciamento para evitar contaminação. Importante lembrar que vacina contra influenza não protege contra o coronavírus, então é essencial manter os hábitos de higiene, lavando as mãos, não compartilhando talheres, toalhas e, principalmente, mantendo o isolamento social”, completou.

Além dos idosos e profissionais de saúde, o governo do estado estendeu nesta segunda-feira, a vacinação da primeira etapa para funcionários do sistema prisional, população indígena e a privada de liberdade. A vacinação iniciada hoje segue até 23 de maio, sendo que no dia 16 de abril o público será: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais. A partir de 9 de maio, serão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro