Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Posto de saúde do bairro João Paulo II promove ações de cuidados com pacientes diabéticos em Juazeiro

ASCOM em 23/abr/2019

Débora Sousa/SESAU

A Unidade Básica de Saúde do Bairro João Paulo II, realizou nesta terça-feira (23) uma ação voltada para o problema do Pé Diabético, complicação decorrente do diabetes. O evento voltado para a limpeza dos pés dos diabéticos está relacionado aos cuidados que os portadores da doença devem ter para evitar assim amputações dos membros, uma das complicações da doença.

A atividade teve a participação da residência multidisciplinar da UNIVASF e dos profissionais da unidade. De acordo com o médico da família e da comunidade da UBS do João Paulo II, Salvador Carvalho, é importante conscientizar as pessoas para os cuidados com o corpo de quem possui diabetes.

“A humanização do trabalho e a conscientização são fatores importantes para a prevenção contra a doença, principalmente quem tem histórico na família. O número de pessoas com diabetes no Brasil cresceu 61,8% nos últimos dez anos de acordo com dados do Ministério da Saúde. Precisamos trabalhar na conscientização, a partir disso poderemos buscar a redução de novos casos”, explicou.

A aposentada Francisca Gomez foi umas das participantes da ação afirma ter gostado do evento. “Nunca tinha participado e gostei muito. Nós sabemos dos cuidados com o corpo, que a higienização é obrigatória, agora com relação aos cuidados específicos com os pés de uma pessoa com diabetes eu não sabia. Lavar corretamente, secar bem, ter o cuidado de higienização entre os dedos, tudo isso é importante. Nos preocupamos muito se as taxas estão altas ou não e esquecemos de prevenir para não perdemos nossos membros mais tarde”, descreveu.

 

Diabetes

O controle do nível de açúcar no sangue por meio de dieta, medicamentos orais ou insulina é o tratamento principal. Também é necessário realizar exames regularmente para verificar a presença de complicações. Os tipos mais comuns de diabetes são: a do tipo 2 – o  tratamento inclui dieta, exercícios físicos, medicamentos e terapia com insulina; a do tipo 1 – o tratamento visa manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue com acompanhamento regular, insulinoterapia, dieta e exercícios físicos.

Na pré-diabetes a progressão para diabetes do tipo 2 não é inevitável, mas com mudanças no estilo de vida, perda de peso e medicamentos é possível normalizar o nível de açúcar no sangue. A diabetes gestacional tem como estratégia de tratamento inclui monitoramento diário de glicemia, uma dieta saudável, exercícios físicos e observação do bebê. O tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Para mais informações: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro