Início População do Monte Castelo aprova atendimento em micro-ônibus da Prefeitura de Juazeiro que realiza testagem para Covid-19

09/09/2021 20h00 Atualizado há 3 anos atrás

A população do Monte Castelo, em Juazeiro, foi a primeira a receber o micro-ônibus que funciona como Ponto Móvel de Testagem da Covid-19, e que saiu da  Praça da Catedral nesta quinta-feira (9) para atender nos bairros da cidade neste mês de setembro.

O micro-ônibus está fazendo o atendimento na Avenida Monte Castelo nesta quinta, e permanecerá amanhã e na próxima segunda (13) até a quarta-feira (15),  com atendimento das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Francisco César da silva, que mora há sete anos no bairro, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Eu estava precisando fazer o teste e quando vi o ônibus aqui na praça fiquei feliz. Foi mais rápido o exame”, destacou.

O Ponto de Testagem pode atender até 100 pessoas por dia. “Esse é um trabalho preventivo importante. A realização de testes é para diagnosticar a doença e para investigar novas cepas do coronavírus no município. A população recebeu muito bem o serviço móvel aqui no bairro”, ressaltou o enfermeiro e coordenador do Ponto Móvel de Testagem, Jokaffi Dias.

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ)

Protocolos de testagem

Podem realizar o teste para detecção do coronavírus qualquer pessoa que tenha tido contato de até cinco dias com paciente contaminado ou estiver apresentando sintomas como dor de cabeça, tosse, coriza nasal, espirro do primeiro ao 14º dia. O teste também é indicado para internamentos e viagens aéreas, caso a companhia exija.

Tipos de exames

No Ponto Móvel de Testagem são realizados três tipos de exames. O RT-PCR, que é mais completo e é encaminhado ao Lacen de Salvador, com resultado em até cinco dias, o swab rápido ou antígeno e o anticorpo, que é o rápido capilar. Ambos com resultados em 15 minutos.

Itinerário do mês de setembro

Nos dias 16, 17, 20, 21 e 22, o micro-ônibus do Ponto de Testagem da Covid-19 atenderá a população do bairro Piranga. Nos dias 23 e 24 e de 27 a 29 de setembro, a unidade atenderá os moradores do Alto do Alencar. Dia 30 de setembro o trabalho começará no bairro Alagadiço, onde o equipamento ficará até o dia 06 de outubro. O micro-ônibus ficará estacionado sempre ao lado ou próximo às Unidades Básicas de Saúde.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ