Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Ponto de coleta já realizou mais de 1.300 testes rápidos em Juazeiro

ASCOM em 01/jul/2020

Débora Sousa/SESAU

Com o objetivo de intensificar as testagens em pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde implantou no município no dia 11 de maio o ponto de coleta da COVID 19. Esta unidade que funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial na Escola Judite Leal Costa, atende pacientes notificados pelos postos de saúde com algum sinal ou sintoma gripal. Desde a implantação até esta terça-feira (30), o ponto de coleta realizou 1.393 testes rápidos, destes 390 foram casos positivos e 1.003 foram descartados por testarem negativo. São 100 atendimentos por dia.

Os exames são realizados em pacientes que apresentaram algum sintoma gripal e foram notificados pelo posto de saúde do bairro onde residem. O teste rápido é realizado no 10º dia do primeiro sintoma. O ponto de coleta foi montando com o objetivo de intensificar as testagens no município para mapear os casos na cidade e, através das equipes das Unidades Básicas de Saúde, acompanhar os pacientes positivos à doença.

Jonathan Lopes de Sousa é praticante de esportes e esteve no ponto de coleta após notificação na UBS do bairro onde reside. “Eu sou praticante de esportes, tenho uma vida ativa e alimentação regular, mas sou fumante. Comecei a sentir uma dor no peito há alguns dias, demorei um pouco, mas procurei o posto de saúde do bairro Piranga. O médico passou uma medicação para eu tomar e também me notificou para fazer o teste, vim ao ponto de coleta e achei muito eficaz, em poucos minutos temos o resultado. Uma excelente estratégia do município este ponto de teste rápido”, explicou. 

Quem também foi até o ponto de coleta foi a dona de casa Rosi Paula Malaquias Ferreira que levou a filha para fazer o exame após notificação de unidade hospitalar. “Minha filha ficou uns dias internada no Hospital da Criança com dificuldade para respirar. O médico da unidade fez a notificação e viemos aqui hoje fazer o teste rápido. Graças a Deus ela está bem, sem nenhuma dificuldade mais para respirar. Sobre o ponto de coleta eu só tenho a dizer que é um ambiente com excelentes profissionais, que trata a todos aqui muito bem, e a realização do teste rápido é uma excelente ação do município, resultado em poucos minutos, muito bom mesmo”, expressou.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o ponto de coleta é referência para testagem em pacientes considerados sintomáticos, ou seja, que desenvolveram algum sintoma que torna o paciente suspeito. “Juazeiro vem desenvolvendo ações de controle à COVID 19 desde antes dos primeiros casos registrados na cidade. O ponto de coleta foi uma dessas ações desenvolvidas para testar os pacientes sintomáticos. Estamos a cada dia intensificando as testagens e assim mapeando os casos na cidade. É uma importante ação do município e que será ampliado a partir desta quinta-feira (02) na cidade”, acrescentou. 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro