Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Ponto de coleta da COVID 19 tem início e registra 12 exames em primeiro dia de funcionamento em Juazeiro

ASCOM em 11/maio/2020

Débora Sousa/SESAU

Teve início nesta segunda-feira (11), o ponto de coleta implantado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde e o local escolhido foi a Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete. A ação tem como objetivo testar os pacientes que já foram notificados nos postos de saúde ou através do Call Center no WhatsApp (74) 99819-3089.

O local não é porta aberta e não serão realizadas testagens de demanda espontânea. A Secretaria da Saúde, através da equipe técnica da Vigilância em Saúde, elaborou critérios epidemiológicos para realizar os testes: o paciente só será testado se foi notificado e tem o registro na vigilância; é preciso que o paciente esteja no 10º dia de sintoma e há pelo menos 72h não tenha apresentando febre, tosse, coriza ou qualquer outro sinal da doença, ou seja, o paciente para se dirigir ao ponto de coleta precisa estar assintomático.

Outro critério adotado pela equipe técnica é evitar aglomerações dos casos suspeitos notificados, com isso, a secretaria entra em contato com o paciente notificado, agenda dia e horário para realizar o teste rápido no ponto de coleta. Neste primeiro dia foram registrados 12 testes, e destes, um foi positivo e os demais negativos. Os dados deste primeiro dia de coleta vão entrar no boletim desta terça-feira, (12) de Juazeiro.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, os cuidados adotados pela gestão têm como finalidade não expor os pacientes sintomáticos e preservar a saúde também dos profissionais que estão realizando as coletas. “Estamos tomando todos os cuidados técnicos e preparamos uma sala exclusiva para isto. É importante frisar que não vamos expor pacientes sintomáticos na rua, por isso estamos pontuando que somente casos suspeitos notificados e sem presença de sintomas há pelo menos 3 dias que estarão vindo para este ponto de coleta”, explicou.

Tatiane ainda ressalta que “os casos sintomáticos terão sua coleta realizada no domicílio, uma vez que ainda no 10º dia ou a partir deste, apresente sintomas da doença. Pedimos mais uma vez à população que fique em casa, respeite o isolamento social, mantenha os hábitos de higiene com a lavagem das mãos com água e sabão, reforço com álcool gel ou o liquido 70% e, se precisar sair de casa, use máscara. Vamos nos prevenir e evitar a propagação deste vírus em nossa cidade”, concluiu.

O ponto de coleta estará funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro