Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é discutido em reunião ordinária do CMDRS

ASCOM em 27/set/2017

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Foi realizada nesta quarta-feira (27), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para discutir o planejamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O membro suplente do Conselho, que representa o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Babosa, informou que a agroindústria de processamento de frutas da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec), iniciará seu funcionamento a partir da segunda quinzena do mês de outubro. “Estávamos com algumas pendências de equipamentos, pois não tínhamos conseguido adquirir as peneiras do maquinário, mas graças à ADEAP conseguimos. Inicialmente iremos trabalhar com a goiaba e a manga e temos a intenção de obter o equipamento para também realizarmos envasamento de água de coco”, explicou.

“O Centro irá oferecer todas as atividades ofertadas pelo SENAR, como os cursos EaD, presenciais e a distancia, inclusive a Faculdade CNA futuramente. O objetivo é tornar-se um polo de geração e disseminação de conhecimento de ponta, norteando as ações dos produtores brasileiros e atendendo a escassez de mão de obra qualificada, agregando valor a fruticultura do país”, informou Robério Araújo do CMDRS e que também representa o Sebrae.

O grupo ainda discutiu sobre a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), que será baseado na Lei de Convivência com o Semiárido e no Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PTDSS). “O prazo para entregarmos o PMDRS à população será no final de 2018. Primeiro vamos pensar a metodologia que utilizaremos para a construção do plano, ouvir a população através de plenárias e depois montaremos o documento com dados reais”, explicou o presidente do Conselho e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Ao final da reunião, ficou definida a formação de dois grupos de trabalho para o PMDRS: um grupo de coordenação que contará com dois membros do Conselho e tem o papel de organizar, construir, cobrar e guiar as atividades; e um grupo operacional que contará com quatro membros e servirá de apoio ao grupo de coordenação.  Vale salientar, que todo o processo terá o apoio jurídico para orientar os grupos de trabalho. A próxima reunião ordinária do CMDRS será realizada no dia 11 de outubro, às 9h, na Casa dos Conselhos em Juazeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro