Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Pesquisadores da UFRRJ visitam Mercado do Produtor de Juazeiro

ASCOM em 26/abr/2017

Daniela Duarte/AMA

Pesquisadores de Abastecimento Alimentar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estiveram nesta terça-feira, 25, visitando as instalações do Mercado do Produtor de Juazeiro. Recepcionados pelo diretor da autarquia, os pesquisadores conheceram o novo modelo de gestão do entreposto, bem como trataram de questões relativas à segurança alimentar.

Desde que foi instituída como autarquia, o Mercado do Produtor de Juazeiro vem recebendo inúmeras visitas de representantes de outros entrepostos do país, o que para o diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas, representa significativa troca de experiência. “É muito enriquecedor para nós, crescemos muito com essa vivência exterior porque cada visitante traz uma identidade da sua cidade e tudo que chega para a melhoria do nosso mercado e feiras sempre será bem vindo”, externou Vargas.

No diálogo com a equipe da AMA, os pesquisadores enfocaram diversos aspectos envolvidos na problemática do abastecimento alimentar no Brasil e no mundo, tendo a busca por segurança alimentar como referência principal. “Aqui foi o momento de somarmos conhecimento científico com a prática do Mercado do Produtor de Juazeiro. Foi um ganho muito grande para nós e para o entreposto no que se refere à questão do abastecimento alimentar. A nossa sugestão, por exemplo, é a criação de um banco de alimentos no Ceasa e a exportação de mais produtos agroalimentares”, observou o pesquisador Renato Maluf, acompanhado também da outra pesquisadora, Lidiane da Luz.

Mercado do Produtor

O Mercado do Produtor de Juazeiro é o quinto maior do norte e nordeste em volume e valor de negócios e o terceiro do país em comercialização de frutas e verduras.  É gerenciado pelo novo modelo de Gestão com a criação da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA implantada na gestão do prefeito Paulo Bomfim.

A produção agrícola da região decorre de vários projetos de irrigação de pequenas e médias empresas, e da agricultura familiar do município. O Mercado chega a comercializar 80 mil toneladas/mês, e em valores reais R$65.000.000,00 a R$70.000.000,00 /mês. O entreposto comercializa para todo o Brasil e é de grande importância para a cidade, gerando 6.000 empregos diretos e indiretos, através da agricultura irrigada.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro