Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Permissionários do Mercado do Produtor de Juazeiro recebem campanha educativa contra a dengue

ASCOM em 21/dez/2017

Daniela Duarte/AMA

Cerca de 30 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro estiveram na manhã desta quinta-feira (21), realizando mais uma ação da campanha ‘Sexta sem Mosquito’ que foi antecipada para hoje no Mercado do Produtor de Juazeiro.  O objetivo foi promover a saúde e qualidade de vida dos permissionários e usuários do entreposto.

O grupo conversou com os permissionários dos boxes, pedras, pallets, caminhões e carrinhos do mercado fazendo panfletagem e orientando a população quanto aos cuidados para não formação de criadouros, seja no entreposto ou em casa, além de explicar sobre as doenças que o mosquito pode transmitir: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O caminhoneiro Francisco José comercializa cebola no mercado e parabenizou os responsáveis pela ação. “Além do cuidado no local de trabalho, temos que levar essas orientações para nossa casa e evitar que o mosquito apareça em nossa comunidade”, disse Francisco, que trabalha há mais de 15 anos no setor.

Dona Maria Silva trabalha no Ceasa com a venda de legumes e temperos. Ela ficou  atenta as orientações dos agentes de endemias. “Muito interessante às dicas dos agentes, hoje mesmo irei verificar qualquer tipo de água parada em minha casa. A dengue pode matar e todo cuidado é pouco. Parabéns por essa iniciativa”, declarou a permissionária.

Elisângela Freitas trabalha há 10 anos como agente de endemias e destaca a importância do trabalho educativo para o combate ao mosquito. “Já estivemos no Mercado Joca e Arnaldo Vieira e agora estamos aqui no mercado. Por ter um público maior, acredito que nosso trabalho educativo terá bons resultados, pois fomos bem recebidos pelos permissionários que escutaram as nossas orientações”, disse a agente.

A “Sexta sem Mosquito” é uma campanha do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o apoio dos governos estaduais e municipais.  “Só temos agradecer a atenção da Secretaria de Saúde por se preocupar com nossas feiras e mercados trazendo uma campanha importante para saúde pública da nossa cidade. Esperamos que os permissionários contribuam com a campanha e ajudem a não proliferar o mosquito da dengue. Nosso entreposto recebe cerca de 4 mil pessoas diariamente e devemos priorizar a saúde dos nossos clientes e permissionários ”, externou Mitonho Vargas, diretor executivo da AMA, autarquia responsável pelas feiras, mercados e camelódromo de Juazeiro.

Encerrando as atividades do entreposto, no período da tarde, as equipes irão utilizar bombas costais para utilização do inseticida para o bloqueio do mosquito Aedes, e também da muriçoca. Em Juazeiro, a ação teve inicio no último dia 8.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro