Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Paulo Bomfim participa de sessão especial da ALBA sobre “Outubro Rosa”

ASCOM em 18/out/2017

Andrea Meireles/PMJ

Outubro é o mês em que são intensificadas as ações que estimulam a participação da população no rastreamento do câncer de mama, por meio da campanha “Outubro Rosa”. Na manhã desta quarta-feira (18), foi realizada uma sessão especial da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), no município de Juazeiro. O evento foi realizado no auditório da Univasf, e contou com a participação do prefeito Paulo Bomfim, dos deputados estaduais Zó, Maria Del Carmen e Mirela Macedo e de outras lideranças políticas.

Na ocasião, a deputada estadual Maria del Carmen pontuou que pela primeira vez a sessão especial do Outubro Rosa foi realizada fora da Assembleia Legislativa. “A escolha de Juazeiro foi devido ao trabalho exemplar que vem sendo desenvolvido no município pelo Instituto Ivete Sangalo e pela prefeitura, no que diz respeito ao rastreamento e tratamento do câncer de mama”, observa.

O prefeito Paulo Bomfim parabenizou a ALBA por trazer a discussão ao município. “É um assunto importante, principalmente porque a nossa gestão trabalha com foco na saúde. Mesmo com a dificuldade que a saúde pública enfrenta em âmbito nacional, neste ano conseguimos entregar a reforma de sete unidades de saúde, da nossa UPA 24h e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, destaca.

O deputado estadual, Zó, lembrou que Juazeiro não tem demanda reprimida no fluxo de rastreamento do câncer de mama. Já a deputada estadual Mirela Macedo, que é vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, destacou que a proposta é fortalecer o Instituto, para que as mulheres da região Norte da Bahia tenham acesso facilitado às atividades de prevenção e rastreamento dessa doença.

 

SESSÃO ESPECIAL

Katiussia Almeida, articuladora social e voluntária do Instituto, foi a responsável por mobilizar a ALBA para realização da sessão especial em Juazeiro. “Fiz a provocação, porque também sou paciente e faço tratamento pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro. Sei que meu município está à frente de tantos outros, por prestar uma assistência digna, proporcionando refeição, casa de apoio e transporte para os usuários desse serviço. Precisamos de um olhar do Estado para fortalecer o serviço que é realizado em Juazeiro, pelo Instituto e pela prefeitura”, disse.

Durante a solenidade, o diretor do Instituto Ivete Sangalo de Prevenção ao Câncer de Mama, Adriano Bonafim, e a cantora Ivete Sangalo, por meio do seu representante Márcio Robério, receberam uma homenagem pelos serviços prestados aos municípios da região Norte da Bahia.

O evento ainda contou com uma parceria com a Secretaria da Saúde de Juazeiro. No local, foram realizadas orientações acerca do autoexame da mama e sobre o fluxo para diagnóstico e tratamento da doença no município. Além disso, foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão e glicemia, bem como a distribuição de preservativos. “Estamos participando de forma ativa, com objetivo de fortalecer a presença da mulher nesses espaços em que se estimula o cuidado com a saúde”, conclui Fabíola Ribeiro, Secretária da Saúde.

 

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro