Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Paulo Bomfim abre a VIII Conferência Municipal de Saúde

ASCOM em 17/ago/2017

Ascom/PMJ

A VIII Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro foi aberta na noite desta quarta-feira (16) pelo prefeito Paulo Bomfim. Realizada pela Secretaria de Saúde do município e pelo Conselho Municipal de Saúde, os trabalhos estarão centrados no tema principal: “A escuta como processo de atenção à saúde e fortalecimento do SUS”. Na ocasião, também foram realizados o credenciamento e a leitura e aprovação do Regimento Interno.

Em seu pronunciamento, o prefeito reforçou o compromisso de ter a saúde como prioridade. “O esforço que está sendo feito para melhorar a qualidade da saúde de Juazeiro é grande. A obrigação de qualquer município é investir 15% da receita na saúde, nós estamos investindo 21%. Estamos no oitavo mês do mandato e já inauguramos seis Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, ressaltou Paulo Bomfim.

Referindo-se ao tema central da Conferência, a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, destacou que as propostas levantadas dentro dos quatro eixos temáticos irão compor o Plano Plurianual de Saúde e o Plano Municipal de Saúde. “A população aceitou o nosso convite de estar aqui discutindo saúde pública. O objetivo da conferência é tentar chegar a propostas reais, para que seja possível colocarmos tudo em prática no município”, pontua.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roque Carneiro, este é um momento de reafirmar todas as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esperamos garantir a saúde como direito humano e sua integralidade com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais”, afirma.

Na composição da mesa de abertura ainda estiveram presentes: a vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro; o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, Pedro Alcântra, o presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Joseílson Marcelino; e o presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de Juazeiro. O evento também contou com a apresentação do músico Rogério Leal e com a peça do grupo Cia 1º ato: O menino sonhador contra o mosquito vilão, espetáculo dirigido por Devilles Sena.

 

CONFERÊNCIA

Nesta quinta-feira (17), a programação da VIII Conferência Municipal de Saúde continua a partir das 08h, com a palestra da Conferência Magna que será realizada pelo médico Ubiratan Pedrosa, com o tema “A luta em defesa da Reforma Sanitária e da consolidação do SUS”.

Em seguida, as discussões para elaboração das propostas serão realizadas em quatro diferentes grupos, são eles: Atenção integral na rede de saúde: entraves e serviços; Saúde com inclusão social; Gestão do trabalho e educação na saúde e participação e controle social; e Vigilância em saúde e saúde do trabalhador. Os eixos serão discutidos nos grupos temáticos que contarão com a participação de coordenadores e relatores indicados pela Comissão Organizadora. Cada grupo pode elencar no mínico 15 e no máximo 20 propostas, que serão aprovadas ou rejeitadas na plenária final.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro