Juazeiro/BA, 30 de outubro de 2020


Covid-19

Parque Fluvial de Juazeiro tem mais uma área beneficiada com sistema de iluminação em LED

ASCOM em 10/jun/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Os serviços de iluminação na obra do Parque Fluvial de Juazeiro finalizaram a instalação de mais uma etapa de luminárias em LED que já estão funcionando e iluminando parte da Orla I e o bairro Angari. A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O objetivo é promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari.

“Continuamos trabalhando na instalação das luminárias que correspondem à segunda etapa do sistema de iluminação do Parque, trecho entre a ponte Presidente Dutra e o bairro Angari. Um total de 74 luminárias estão sendo instaladas nessa etapa, sendo 44 refletores de LED com potência de 200w nos postes da parte superior da orla, direcionados para o Parque e 30 refletores de LED 150w em parte da extensão do paredão. À medida que as luminárias estão sendo instaladas são ligadas para teste”, explica o engenheiro civil da SEDUR, Lucas Souza.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, ressalta que do montante de R$ 3,5 milhões orçados para custear a obra, R$ 510 mil estão sendo destinados para a iluminação, que prevê a instalação de um total de 180 luminárias em LED. “A população vem aprovando a intervenção que já pode ser conferida na parte da Orla II. Aproveitamos o momento para pedir a colaboração da população na manutenção desses equipamentos, pois atos de vandalismo estão sendo praticados de forma recorrente. As luminárias estão sendo furtadas numa ação que prejudica o trabalho realizado e principalmente os freqüentadores do espaço”, ressalta o secretário Hemerson Guimarães.

O trabalhador autônomo Elivan Rodrigues é freqüentador assíduo das quadras poliesportivas do Parque Fluvial e conta que o sistema de iluminação resgatou um espaço que estava em desuso. “Melhorou bastante com a iluminação, podemos utilizar no período da noite e aproveitar melhor nosso tempo, além de nos divertir com os amigos. Para mim ficou nota 10 e é mais um atrativo para nossa cidade. Só nos esta agradecer ao prefeito Paulo Bomfim”, declara Rodrigues.

Já a técnica em Segurança do Trabalho Eliete Brito observa que a iluminação está promovendo mais segurança na área do Parque Fluvial. “Antes fazíamos caminhada com medo, mas agora com a iluminação tudo mudou, muitas famílias trazem suas crianças para brincar. Quando a iluminação concluída Juazeiro terá um novo cartão postal” afirma a técnica.

Parque Fluvial – Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de skate, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado e pintura do teto na área do Terminal hidroviário. As barracas que ficavam próximas à Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Atualmente está em execução a iluminação e ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro