Juazeiro/BA, 05 de dezembro de 2020


Covid-19

Parque Fluvial de Juazeiro começa a receber serviços para construção de quiosques padronizados

ASCOM em 12/mar/2020

Gardennia Garibalde/SEDUR

A população juazeirense que gosta de passear pela orla da cidade e aproveitar toda a estrutura que o Parque Fluvial oferece, muito em breve vai contar com mais um importante equipamento: os quiosques padronizados. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nesta quinta-feira (12) a construção dos mesmos.

A intervenção faz parte da obra de construção do Parque Fluvial de Juazeiro que vem promovendo a recuperação ambiental de parte da margem do Rio São Francisco na cidade (trecho entre o início do bairro Angari e o muro da Marinha).

O prefeito Paulo Bomfim comemora o início de mais uma etapa de serviços no Parque Fluvial, uma das intervenções de destaque da sua gestão. “Recebemos com muita alegria a notícia da publicação da portaria da SPU autorizando mais esta etapa que é de grande importância para a obra do Parque Fluvial. O Parque além de promover a revitalização ambiental de parte da nossa margem do Rio São Francisco hoje já conta com uma ampla estrutura voltada para o lazer, esporte e turismo na nossa cidade. É com muito orgulho que trabalhamos e continuamos fazendo gestão política para que essa importante obra seja concluída e promova ainda mais melhorias na vida do povo de Juazeiro”, destaca o prefeito Paulo Bomfim.

De acordo com o secretário de obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, a construção dos quiosques dependia de uma liberação da Superintendência de Patrimônio da União – SPU, uma vez que se trata de uma Área de Preservação Permanente – APP e vai envolver arrecadação.

“Essa é uma etapa do projeto que tem como objetivo atender aos barraqueiros que ficavam na prainha da Marinha e serão realocados para os quiosques. Para construirmos os 10 quiosques faremos uma estrutura em concreto armado, com lage, para que parte da área do Parque chegue ao nível da calçada existente e assim tenhamos o espaço necessário para receber os quiosques. Outro ponto de destaque será a construção de uma pequena estação elevatória para receber toda a demanda de esgotos dos quiosques e outros equipamentos da área”, explica Hemerson Guimarães acrescentando que os serviços foram iniciados com “a execução da locação, escavação de sapatas e pilares, além da confecção de formas e ferragens” acrescenta Guimarães.

Parque Fluvial – é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O objetivo é promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari. A extensão de aproximadamente 2 Km já recebeu academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, nova iluminação em LED, paisagismo e substituição do antigo guarda corpo por uma releitura da antiga Balaustrada. A obra ainda vai receber a construção dos quiosques padronizados, um terminal hidroviário e atracadouro náutico para ordenar a área dos caiaques.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro