Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Parceria entre Prefeitura de Juazeiro e Univasf leva arte urbana à Praça da Bandeira

ASCOM em 09/mar/2020

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A pista de Skate da Praça da Bandeira, localizada no centro de Juazeiro, está recebendo desde a última sexta-feira (06) uma intervenção artística executada por alunos e professores do Colegiado e Artes da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Cartes/Univasf. A iniciativa idealizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano – SEDUR tem como objetivo promover alegria e embelezar os equipamentos públicos através da arte.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, explica que a ação tem sido uma constante da gestão municipal e vem sendo avaliada positivamente pela população. “O prefeito Paulo Bomfim tem um olhar diferenciado para com as obras que executa em nossa cidade, sempre busca trabalhar o social, para desenvolver o pertencimento na população e assim preservar os equipamentos públicos. A Praça da Bandeira está passando por uma pequena reforma e a intervenção artística vem complementar esse serviço. Vários equipamentos já receberam intervenções: a Praça CEU, Praça da Juventude, entre outras. Com a parceria da Univasf essa é a segunda intervenção, a primeira foi no Parque Fluvial e esperamos que sejam as primeiras de muitas”, explica o secretário.

A professora e coordenadora do Cartes, Flora Assumpção, considera de suma importância a iniciativa da Prefeitura no incentivo das artes visuais, por se tratar de uma área de artes contemporâneas mais desvalorizadas pelo poder público no país. “As artes visuais no espaço urbano que vão muito além da pintura, junto com o paisagismo e a arquitetura têm a capacidade de revitalizar cidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da cultura da população. Esse é um apoio muito importante para a cultura e que precisa crescer, no sentido de profissionalizar os artistas. A arte é um entretenimento para quem vê e a aprecia e para o artista é resultado de muito estudo e trabalho. Por tudo isso é muito importante que a Prefeitura continue e amplie este incentivo”, destacou a professora.

Para a comerciária, Joana Freitas que trabalha nas proximidades da praça que está recebendo a intervenção a iniciativa “é incrível, pois a pintura deixa a praça mais alegre e convida as pessoas a frequentarem o local. A cultura é muito importante, anima as pessoas, colore a cidade. Tira do marasmo e leva a sonhar”. Para ela, a arte urbana está sendo muito bem aceita e interliga várias manifestações culturais e o lazer. “Estou adorando a mudança que a arte está trazendo a esta praça e outros lugares, fica mais prazeroso andar pela cidade”, conta.

A intervenção executada por alunos e ex-alunos do curso de licenciatura em artes visuais da Univasf, conta também com a participação de alunos do ensino Fundamental II e ensino médio da rede estadual de ensino, e é feita em pintura, do tipo mural e grafite, as formas mais populares de arte urbana. “A temática dos desenhos se unem por uma preocupação ambiental com o Rio São Francisco, a vegetação e o clima do sertão, estamos indo além da pista de skate seguindo para os bancos que estão recebendo o desenho também com caligrafia, que traz o poema ‘Sertão’ de Augusto Sena Gomes”, explica a professora Flora.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro