Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Palestra no CRAS Malhada aborda tema de violência no namoro

ASCOM em 23/nov/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), realizou nesta quinta-feira (22) uma palestra sobre violência no namoro para os jovens que participam do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O evento fez parte da programação das atividades do Desafio 7 do Selo UNICEF, que tem como tema “Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva”.

A roda de conversa teve como objetivo orientar os adolescentes acerca das diversas formas de violência cometidas nos relacionamentos, bem como informar sobre maneiras de denunciar tais agressões. Além disso, foram abordados assuntos relacionados à sexualidade e formas de prevenção à infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

A diretora de Mulheres, Quitéria Lima levou para os ouvintes o tema da violência no namoro. Utilizando uma linguagem com dinâmicas a palestrante falou sobre os diversos tipos de violência, os equipamentos disponíveis no município voltados ao combate à violência contra a mulher, além de legislação e feminicídio. “Escolhemos tratar desse tema porque muitos já passaram por situações de violência ou conhecem alguém que já passou e não sabe como agir. É importante saber que hoje temos leis que protegem a mulher e todos precisamos dar nossa contribuição para construirmos uma sociedade menos machista e com igualdade de direitos”, afirmou a diretora Quitéria Lima.

Para a estudante Ana Carolina Santos, foi muito válido participar da palestra. “Adorei participar desde momento. É importante porque ajuda a divulgar as várias formas de violência existentes e saber o que fazer caso aconteça próximo ou mesmo com a gente”, disse. Já para a estudante Edna Maria, que frequenta o CRAS há 3 anos, foi um momento de aprendizado. “Gostei muito porque orienta a nós, mulheres, e ajuda a cada vez mais pessoas conhecerem como a violência doméstica se apresenta de forma sutil na sociedade e de que maneira uma mulher pode ajudar a outra”, disse.

A programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher se encerra dia 10 de dezembro com a culminância do projeto ‘O valente não é violento’ no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro