Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Palestra e serviços de beleza encerram programação do ‘Março Mulher’

ASCOM em 27/mar/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

Durante todo o mês de março a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou diversas ações na sede e no interior, alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8. A programação foi encerrada esta semana com uma palestra no colégio Artur Oliveira, no bairro Quidé e uma manhã de beleza para as mulheres assistidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

Nesta segunda-feira (26), a equipe do CIAM e do CRAS do bairro Quidé foi até o colégio Artur Oliveira para um diálogo com os alunos. Na oportunidade foi abordada a propagação do racismo nas redes sociais. “É importante, todos lutarem por respeito e igualdade, por isso considero que a palestra foi muito produtiva já que pudemos falar e ouvir sobre a realidade atual das mulheres na nossa sociedade”, declarou o aluno Leandro Bonfim.

Para a aluna Gabriela Silva, a partir dessas discussões em conjunto a sociedade evolui. “Achei válido falar sobre esse tema com homens e mulheres. Somente quando todos entenderem que merecemos respeito e igualdade é que a sociedade irá melhorar em tudo”, ressaltou.

Os alunos interagiram durante a ação e esclareceram suas dúvidas. “A fala da palestrante despertou nos alunos uma curiosidade em saber cada vez mais. Acredito que oportunidades como esta abrem espaços para o debate e são bastante construtivas. A escola está sempre aberta para que ações como esta voltem a acontecer mais vezes”, afirmou a vice-gestora da instituição, Donária do Carmo.

Na manhã desta terça-feira (27), uma ação levou serviços de beleza para mulheres assistidas no CIAM, encerrando as comemorações do ‘Março Mulher’. Corte de cabelo, escova e design de sobrancelhas fizeram parte das atividades oferecidas. Valquíria Bonfim foi uma das que aproveitaram a ação. “Frequento o CIAM há dois anos fazendo aulas de ioga e hoje aproveitei a oportunidade para cuidar da beleza”, afirmou. Dona Adelfa Alves também chegou cedo para receber os cuidados dos profissionais. “É uma chance de trabalhar nossa autoestima. Muitas não têm condições de pagar por estes serviços, então é importante que a prefeitura ofereça de forma gratuita”, declarou.

Segundo a diretora de Política para Mulheres, Quitéria Lima, toda a programação oferecida ao longo do mês foi pensada de forma a integrar as equipes e as secretarias municipais. Para ela, o objetivo foi atingido. “Foi um marco para Juazeiro já que tivemos ações importantes durante todos os dias. Tivemos a reforma do CIAM, a doação do terreno para a construção da DEAM, além de diversas palestras e rodas de conversas na sede e no interior do município. Dialogamos com estudantes, profissionais, donas de casa, enfim, com toda sociedade levando esclarecimentos sobre a violência contra a mulher e o machismo. Reafirmamos durante esses dias, o compromisso da gestão para com o fortalecimento das políticas públicas para a mulher”, pontuou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro