Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Palestra discute desafios para mulheres nas políticas públicas

ASCOM em 10/dez/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou na última sexta-feira (07), no auditório da Câmara de Vereadores, mais uma atividade da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Com grande público, a palestrante Natália Gonçalves, representante da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) abordou “Os desafios nas Políticas Públicas para as mulheres no governo de extrema direita”.

A adesão do Brasil à campanha dos 21 dias inicialmente se dava com o apoio institucional como: a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a Procuradoria da Mulher no Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Porém, com a extinção de alguns desses órgãos, atualmente a adesão acontece através da iniciativa de estados e municípios.

Em Juazeiro, mais uma vez foi elaborada uma programação com diversas atividades educativas e abrangente quanto ao público e organizações da sociedade. “Estamos felizes com a programação desenvolvida pelo município nos 21 Dias de Ativismo. Mostra mais uma vez que temos uma rede coesa trabalhando sempre em prol do bem estar da mulher. Nós mulheres não merecemos ser vítimas de nenhum tipo de violência e vamos sempre lutar pelos nossos direitos”, afirmou a diretora de Mulheres, Quitéria Lima.

Diversas autoridades ligadas ao combate e enfrentamento à violência estiveram presentes no evento. Para a comandante da Ronda Maria da Penha, Dálete Brandão, foi mais um momento construtivo. “Para nós que fazemos parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é um prazer apoiar atividades como esta. Precisamos cada vez mais conscientizar a mulher de que ela não está só. Estaremos sempre disponíveis para espaços construtivos como este”, destacou.

Durante a atividade, a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Katússsia Almeida, falou sobre a atuação do órgão no município. “Dos 417 municípios baianos nós somos o mais equipado no que se refere aos órgãos de combate à violência doméstica. Temos uma rede fortalecida, somos pioneiros com a implantação do Grupo de Reabilitação em Relações Interpessoais (GRRI) que faz com que os homens passem a discutir violência dentro de casa e em qualquer espaço, e temos nos unido cada vez mais. Nossa luta é diária, os avanços já são muitos, mas precisamos lutar pelos direitos já conquistados até aqui”, disse.

A palestrante Natália Gonçalves, agradeceu ao município pelo engajamento na luta pelo fim da violência contra a mulher. “Gostaria de agradecer pela oportunidade de estar aqui em Juazeiro discutindo um tema tão importante. Juazeiro mais uma vez dá exemplo para outros municípios e mostra que juntos somos muito mais fortes. O contexto de desigualdade nos obriga a olhar em volta e a trazer este tema para o debate, focando principalmente a violência doméstica. Importante fazer com que todos entendam que nós mulheres existimos, resistimos e temos demandas”, ressaltou Natália Gonçalves.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro