Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Palestra aborda tema da ‘masculinidade tóxica’ dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo

ASCOM em 27/nov/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta terça-feira (26) mais uma atividade dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher. A ação foi realizada no Centro de Recuperação Esquadrão Resgate de Juazeiro (CRERJ), no bairro João Paulo II, e trouxe a exibição do documentário ‘O silêncio dos homens’, além de palestra abordando o tema da ‘masculinidade tóxica’, temática de toda a programação deste ano.

A Campanha é uma mobilização que acontece anualmente e é realizada com a participação de diversos atores da sociedade civil e poder público. O objetivo é instituir uma ligação entre violência de gênero e direitos humanos, ressaltando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Em Juazeiro, parceiros como Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Diocese, Polícia Militar, Univasf, Pastoral da Mulher e diversas entidades de luta contra a violência atuarão junto à gestão municipal.

Para diretora de Mulheres, Quitéria Lima, a atividade no CRERJ foi uma das mais exitosas por trabalhar diretamente com os homens. “Pudemos sentir de perto o resultado do trabalho realizado pela secretaria, pois conseguimos levar a reflexão sobre a violência contra a mulher a partir da masculinidade tóxica, num bate-papo com homens. Sentimos o retorno imediato através das colocações feitas por eles, quando muitos manifestaram o desejo de mudar. Foi gratificante e emocionante poder ver esse desejo em cada um dos participantes e perceber neles que a mensagem passada foi de fato compreendida”, disse.

Para um dos internos que preferiu não ser identificado, o trabalho feito pela secretaria é essencial para a desconstrução do machismo. “Acho muito importante momentos como este, pois nós homens ainda precisamos aprender a agir no dia a dia, a melhorar a convivência, seja dentro de casa, seja em sociedade. E após ouvir a palestra e assistir ao filme, mudei minha forma de ver a mulher, aprendi bastante. Ouvi coisas que ainda não sabia e que vão me ajudar a ser uma pessoa melhor”, afirmou.

A programação dos 21 Dias de Ativismo trará também rodas de conversas, palestras, capacitações, atividades educativas entre outros. O encerramento será no dia 10 de dezembro com a solenidade de comemoração dos 15 anos do Centro de Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro