Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Palestra aborda construção e gestão de carreira com concluintes de cursos profissionalizantes

ASCOM em 18/dez/2018

Gardennia Garibalde/SEDUR

 

Uma palestra voltada para os concluintes dos cursos profissionalizantes realizados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), aconteceu na noite desta segunda-feira (17), na sede da Associação de Moradores do bairro Vila Tiradentes.

Com o tema ‘Apresentando minha realidade e construindo mudanças’ a palestra foi conduzida pela consultora em gestão de pessoas e carreiras, Daise Lucy Lima e contou com a participação de 54 concluintes. “O principal objetivo da nossa palestra foi conscientizar os concluintes sobre o conhecimento adquirido e como colocar em prática, ou seja, a construção de uma carreira a partir da área de formação escolhida por cada um deles”, destaca Daise Lucy, acrescentando que tópicos como “passos e etapas que devem ser seguidos, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, gestão financeira e de tempo, autoconhecimento e plano de desenvolvimento pessoal foram abordados durante a palestra”, acrescenta a consultora.

De acordo com a diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, a palestra realizada faz parte do conjunto de ações que integram o Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana com foco no fortalecimento da mobilização social junto às famílias. “O projeto trabalha seguindo quatro eixos: Mobilização, organização e fortalecimento social; Acompanhamento e gestão social da intervenção; Educação sanitária, ambiental e patrimonial e por fim o Desenvolvimento socioeconômico, que é o eixo onde entram os cursos profissionalizantes, oficina de empreendedorismo e workshop para demonstração e socialização do aprendizado”, explica Graciele Gomes.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, ressalta que os cursos ofertados, sem

custos, representam uma oportunidade aos beneficiários de buscar uma formação profissional. “O público beneficiado abrange moradores dos 12 bairros da área da poligonal urbana. Muitos agarraram a oportunidade e já estão no mercado ou se organizando para um comércio estruturado. É a gestão municipal trabalhando para levar qualidade de vida e dignidade à população juazeirense”, explica o secretário Hemerson Guimarães.

Oportunidade esta aproveitada pelo aposentado e morador do bairro Alto da Aliança, Bartolomeu Barbosa, que participou do curso de confeitaria para aprimorar os seus conhecimentos e assim investir numa nova fonte de renda. “A palestra de hoje serve como complemento da capacitação que já recebemos, pois vai ajudar a organizar e desenvolver o nosso trabalho. Conhecimento com orientação é o casamento perfeito para que possamos desenvolver uma nova carreira ou negócio”, declara.

Já a presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim das Acácias, Antonia Santos que participou dos cursos de produção de doces e salgados e confeitaria, viu na participação dos cursos, uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e também garantir uma renda extra. “Eu aprendi muitas coisas que não sabia e achava que não daria conta, mas graças a Deus e a ação do prefeito Paulo Bomfim, estamos tendo essa oportunidade e vamos aproveitar e dar início a uma nova fase em nossas vidas profissionais”, destaca.

Nesta quarta-feira (19) em continuidade as ações do eixo Desenvolvimento Socioeconômico será realizado um workshop, na Praça Barão do Rio Branco (ao lado do Paço Municipal), a partir das 9h, onde os concluintes, já certificados nos cursos de produção de doces e salgados e confeitaria vão expor e comercializar os materiais produzidos através dos cursos profissionalizantes.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro