Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Outubro Rosa : Sesau realiza Workshop para auxiliares de serviços gerais

ASCOM em 26/out/2017

Andréa Meireles/PMJ

Como parte da programação do Outubro Rosa, campanha mundial que estimula a prevenção do câncer de mama e do câncer no colo do útero, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, realizou na manhã desta quinta-feira (26), um workshop sobre o assunto, com o tema “Se ame, se cuide”. A ação foi realizada no auditório do Centro de Saúde III, e teve como público alvo auxiliares de serviços gerais da rede de saúde municipal.

A programação contou com dinâmicas de grupo realizadas pelas gerências de humanização e de educação permanente, com a palestra “O olhar atento da prevenção ao câncer de mama”, facilitada pela professora da Univasf e doutoranda em Oncologia, Luciana Paula Dutra, e pelo aluno do curso de enfermagem, Lucas Belfort. Além disso, também foi realizada uma roda de conversa com voluntárias do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, Maria Selma e Carmém Lúcia, que fizeram relatos pessoais sobre como descobriram o câncer de mama, bem como, explanaram sobre o trabalho de rastreamento desenvolvido pelo Instituto.

Durante a palestra, as participantes do evento aprenderam sobre sinais e sintomas que podem indicar o câncer de mama e a fazer autoexame. “Através do autoexame já é possível identificar precocemente o câncer de mama em 60% dos casos. Esse é um dos tipos de câncer que tem maior índice de cura, desde que seja identificado cedo”, explica a professora da Univasf, Luciana Paula.

Segundo a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o objetivo do encontro foi despertar nas mulheres o interesse em cuidar da própria saúde. “A campanha do Outubro Rosa existe principalmente porque sabemos que é possível ter uma resposta positiva na prevenção do câncer de mama e do câncer no colo do útero, com o simples ato de estar em dia com a mamografia e com o exame preventivo. Por isso, estamos buscando promover o autocuidado”, pontua.

Para as participantes do workshop, além de ter sido um momento educativo, também foi um momento de valorização do servidor. “É sempre bom ser lembrada. Para mim foi muito proveitoso, tirei minhas dúvidas, percebi que fazia meu autoexame um pouco errado e hoje já tive acesso a esse conhecimento e já vou fazer certo em casa”, diz Noeme Maria.

A auxiliar de serviços gerais, Cássia Nascimento, além de ouvinte, cantou durante o Workshop. “Foi um momento simbólico, me senti valorizada com a preocupação com nossa saúde. Aprendi muito em relação ao câncer. No mês passado fiz minha primeira mamografia e estava tudo certo, mas já peguei o telefone do Instituto para levar minha mãe, que já tem uma idade avançada, mas nunca fez o exame.

O evento ainda contou com a parceria da academia Prime, Instituto Embeleze e da loja Sinta-se, que forneceram brindes para sorteio, e realizaram outras atividades.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro