Juazeiro/BA, 23 de novembro de 2020


Covid-19

Orientações e testes rápidos marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Juazeiro

ASCOM em 01/dez/2017

Ascom/PMJ

O mês de dezembro se inicia e com ele, um alerta importante para a população: 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids.  Em Juazeiro, quem foi ao Centro da cidade se deparou com uma ação organizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Rotary Clube São Francisco, onde foi disponibilizado testes rápidos para o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como orientações sobre a importância e o uso correto dos preservativos masculino e feminino.

O aposentado Guionerci de Souza, 75 anos, passeava pelo Centro quando viu a ação e decidiu fazer os testes. “Não importa a idade, cuidar da saúde é o mais importante”, disse.

A ação abre a programação do Dezembro Vermelho – campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Somente nesse ano (2017), 77 novos casos de HIV foram notificados em Juazeiro. O acompanhamento desse público é realizado no Centro de Informações em IST/HIV/ AIDS (CIDHA) que fica no Centro de Saúde III no bairro Angary.

As testagens disponíveis para o público no dia de hoje foram: HIV, sífilis e hepatites e o resultado entregue em no máximo 15 minutos. A recepcionista Edna Aparecida Gomes de Souza, também passava pelo centro e parabenizou os organizadores pela ação. “Muito importante esse serviço. Para mim foi ótimo porque não sabia, mas quando vi aproveitei para saber como está minha saúde e graças a Deus está tudo bem. Parabéns ao município”, colocou a cidadã.

Beaneia da Conceição também elogiou a ação. “É ótimo vir à rua e encontrar um serviço como esse disponível e ainda recebemos de imediato o resultado. Para mim foi excelente”.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, observa que o preconceito ainda é muito grande, mas a melhor forma de combater a doença é com informação e o diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva. “Nesse Dezembro Vermelho estaremos trabalhando a prevenção em todas as unidades de saúde, no sentido de alertarmos a nossa população, principalmente o público entre 14 e 39 anos de idade que é onde temos a maior incidência, sobre a importância da prevenção. A Aids tem tratamento, mas não tem cura”, alerta Tatiane Malta.

A Secretaria de saúde registrou ao final da ação nesse primeiro dia de combate às doenças sexualmente transmissíveis 481 testes no total, sendo identificados 25 casos de sífilis, 2 de hepatite C  e 2 de hepatite B e nenhum caso de HIV..

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro