O QUE FAZER?
O rio São Francisco é a porta de entrada para a formação e desenvolvimento deste povo de cultura popular diversa. O município possui riquezas naturais como ilhas, cachoeiras (Salitre); uma gastronomia diferenciada tendo a carne de bode e o peixe Cari como principais pratos; uma infraestrutura turística considerável; universidades, Comércio e Indústria. Juazeiro tem ainda no enoturismo seu produto reconhecido internacionalmente, já apresentando resultados positivos mesmo com apenas 4 anos de funcionamento.
Juazeiro lidera o processo de desenvolvimento turístico como cidade pólo da zona turística do Vale do São Francisco através do Enoturismo: Juazeiro; Sobradinho; Casa Nova; Remanso e Curaçá. O setor hoteleiro está localizado no entorno da zona urbana com 18 unidades e pouco mais de 807 acomodações, como prestadores de serviços de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo de hóspedes, mediante cobrança de diária. (Ver item “Onde se hospedar”)
Cidade pólo da zona turística onde a atividade torna-se realidade com o lançamento do Vapor do vinho – ENOTURISMO.
Roteiro: saída do vapor Saldanha Marinho (primeiro vapor a navegar Rio São Francisco, atualmente funcionando como Centro de Informações Turísticas); Eclusagem em Sobradinho e visita à Vinícola do grupo Miolo.
Outros Atrativos
- City tour Centro comercial
- Passeios em praias de água doce pelo “velho Chico” na barca Nina (Passeios aos sábados e domingos, com saída da Orla Fluvial, próximo ao ponto de travessia das barquinhas)
- Casa do Artesão
- Santuário – Catedral de Nossa Senhora das Grotas
- Museu do São Francisco
- Centro de Informações Turísticas – Saldanha Marinho ou Vaporzinho
Escultura de João Gilberto (ao lado do Vaporzinho)
- Monumento alusivo às olimpíadas 2016 (artista plástico Coelho de Assis, o “Coelhão”)
- Shoping Center Juá Garden (Rodovia Lomato Júnior, km 06 da BR 407, sentido Juazeiro/Salvador)
- Cesol – Centro de Economia Solidária
- Ecossistema único
- Manifestações populares (Carnaval; Congos de Nossa Senhora do Rosário; Samba de Véio da Ilha do Rodeadouro; Penitentes na Quaresma…)
- Agricultura irrigada e pecuária – visitas às fazendas de fruticultura, comunidades tradicionais e assentamentos
- Trilhas ecológicas – ecoturismo e turismo de aventura
- Turismo religioso
- Cachoeiras do Salitre
- Ilhas;Orla Fluvial
Eventos do calendário municipal: Festival Edésio Santos; Festival Internacional da Sanfona; Carnaval; São João; Fenagri; Expovale; Feira de Caprinos; Festa da Padroeira, Vias Sacras; Festa do Bom Jesus dos Navegantes
- Monumentos (Nego D’água no bairro Angari; Escultura de São Tiago Maior na Orla 1; Praça do Índio)
- Aqueduto da Faculdade de Agronomia na Uneb (primeiro equipamento da agricultura irrigada)