Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Operadores do SAAE  participam de capacitação pela CAR

ASCOM em 21/ago/2019

Antônio Pedro – Ascom/SAAE

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) estiveram nesta terça-feira (20) na comunidade de Jaburu, Distrito de Itamotinga, ministrando curso de capacitação para operadores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental- SAAE, que trabalham com dessalinizadores no Programa Água Doce.

O engenheiro ambiental Danilo Ferreira, que é especialista na área, falou da importância da manutenção para o bom funcionamento do equipamento. “O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao padrão de potabilidade para consumo humano. Para que a água permaneça com qualidade é preciso que todos os componentes estejam funcionando perfeitamente. Para isso, é necessária a manutenção preventiva que pode ser realizada pelo próprio operador, mediante o devido conhecimento do sistema. Estamos reforçando as informações com o objetivo de capacitar os operadores e eles continuem operando e fornecendo água de qualidade para os beneficiados”, explicou Ferreira.

Já a assistente social da CAR, Raíra Ribeiro, explicou que o objetivo da capacitação é o de prolongar a vida útil do dessalinizador através do conhecimento. “Estamos trazendo informações importantes para o pessoal do SAAE, principalmente para os operadores com aulas teóricas e praticas para a boa vivencia com o sistema”, pontuou.

Operador de pequeno sistema na região do Salitre, Leandro Conceição aprovou a iniciativa afirmando que volta com mais conhecimentos. “Muito bom para que possamos conhecer melhor o dessalinizador e suas funções e poder operar com segurança”, reforçou o servidor do SAAE.

O município de Juazeiro foi contemplado pelo Governo do Estado da Bahia com nove sistemas do Programa Água Doce, operacionalizados pelo SAAE, que fornece água potável para o consumo humano, para dessedentação animal, pequenas plantações e ainda a criação de peixes nos tanques de rejeitos.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro