Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Oficina educativa do Parque Fluvial movimenta a Praça CEU no Dia Mundial do Meio Ambiente

ASCOM em 05/jun/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Com uma abordagem lúdica através de contação de estórias sobre as lendas do Velho Chico e a importância da preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano realizou nesta quarta-feira (05) mais uma oficina educativa do Parque Fluvial. O evento aconteceu na Praça CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizada no bairro Tabuleiro e contou com a participação dos alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Terezinha Ferreira Oliveira.

Comandada pela Trupe Novo Ato, a ação chamou a atenção dos alunos que interagiram com os artistas, tornando o evento ainda mais interessante. “Gostei muito de conhecer sobre os peixinhos do rio, a carranca, e a importância do meio ambiente”, disse a pequena Fernanda Souza de apenas 6 anos. Já o aluno do 4º ano Mateus Silva dos Santos, conta que “é muito importante ver o conteúdo trabalhado em sala de aula ser apresentado por artistas em forma de brincadeiras, dessa forma é mais fácil aprender sobre como preservar o rio, não jogar lixo nas ruas e muitos outros assuntos”, declarou o aluno.

A diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, explica que a ação integra o cronograma de atividades da Meta 1 do Parque Fluvial, que tem como foco a educação ambiental. “Em todo o decorrer da obra do Parque Fluvial estamos realizando ações educativas, com públicos variados e no Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de maio) não poderia ser diferente. Estamos aqui com alunos da rede municipal de ensino abordando de uma forma diferenciada, com os artistas da Trupe Novo Ato, a importância da preservação e também falando sobre o Parque Fluvial, para que toda a comunidade desenvolva o sentimento de pertencimento a esse importante equipamento, que está em construção na nossa cidade”, explica Graciele Gomes.

Durante a ação a equipe técnica social da empresa Progesol (empresa contratada através de processo licitatório para executar a Meta 1 do Parque Fluvial) realizou entrega de brindes aos alunos que respondiam corretamente questões sobre as estórias contadas pelos artistas, o que fez a plateia participar ativamente do evento. “Foi muito bom o evento, aprendi a não jogar lixo no rio nas ruas e conheci várias lendas sobre o Rio São Francisco e ainda ganhei brinde”, declarou animada a estudante do 3º ano, Ana Clara Pimenta.

A professora da Escola Terezinha Ferreira de Oliveira, Elza Maria, acompanhou os alunos durante o evento e destaca que as crianças além de aprender com mais facilidade, também são ótimos interlocutores. “Elas gostam muito dessa interatividade, aprendem com mais facilidade e compartilham o conhecimento com seus familiares fazendo com que o alcance da mensagem seja maior”, destaca a professora.

Parque Fluvial – A obra do Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari.

Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, Pista de Skate, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado e pintura do teto na área do Terminal hidroviário. As barracas que ficavam próximas à Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Atualmente está em execução a iluminação e ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro