Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Oficina de primeiros socorros e distribuição de fraldas encerra Semana Municipal da Amamentação em Juazeiro

ASCOM em 09/ago/2019

Priscila Guedes/ SESAU

Palestras, oficinas e ‘mamaços’ marcaram a programação da Semana Municipal da Amamentação, comemorada de 1º a 08 de agosto, em Juazeiro. Para encerrar as celebrações, a Secretaria da Saúde de Juazeiro/SESAU realizou no Hospital Materno Infantil a oficina ‘Primeiros socorros a gestantes e lactentes’, com o condutor socorrista da SAMU, Flávio Santos. O evento contou com a participação de gestantes, mães com seus recém nascidos, acompanhantes e profissionais da saúde.

Para Flávio Santos, é importante que os pais participem de uma palestra como essa, para “saber como agir em uma situação de engasgo após uma amamentação. Além disso podem tirar dúvidas quanto a que tipo de manobra usar, o que fazer, como realizar o procedimento. E isso pode salvar uma vida”, afirmou.

A Semana Municipal da Amamentação acontece todos os anos e é dedicada ao bem estar do bebê, já que segundo a Organização Mundial da Saúde/OMS, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis  de meses idade. A dona de casa Vanessa França, mãe pela primeira vez, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Acho importante termos a oportunidade de aprender como salvar a vida dos nossos filhos. Eu mesmo daria minha vida por ela e tenho certeza que muitas mães aqui fariam o mesmo”.

Amamentar traz benefícios ao bebê e à mãe e os profissionais em saúde orientaram as mães sobre os desafios encontrados para o sucesso na amamentação, que ainda são muitos, como explica a Enfermeira da pediatria do Hospital da Criança de Juazeiro, Janaína Fonseca. “Trabalhamos as questões do aleitamento, do processo do amamentar, os mitos e verdades da amamentação, as dificuldades que envolvem a amamentação em si, do suporte social dessa mulher que acaba abraçando todas as responsabilidades da casa. Esse movimento envolve todos os profissionais da rede de saúde do município”, explicou a enfermeira.

Amamentando a filha nascida na última terça-feira, Maria Adelaide França lembrou que no dia em que a filha nasceu, ficou tão feliz que exagerou na amamentação. “Ela engasgou e eu entrei em desespero. Minha mãe que, com calma, conseguiu pegar minha bebê e levar pra uma enfermeira. Se eu tivesse visto essa palestra antes tinha ficado mais calma” comemorou a dona de casa.

E no meio de tantas mamães, um papai se destacou. O trabalhador rural Marcos Santos, não desgrudou um só minuto do filho, o pequeno Gustavo. Enquanto a esposa, recém operada, assistia atentamente à palestra do socorrista, ele alternava entre os cuidados com o filho e as informações que primeiros socorros. “Um projeto desses é bom demais, porque as mães e os pais ficam mais cuidadosos com seus bebês. Caso aconteça alguma coisa já saberemos como agir. A prefeitura de Juazeiro está de parabéns por promover uma ação como essa aqui na maternidade”, disse.

A superintendente da Gestão de Pessoas Lorena Pesqueira, fez um balanço desses oito dias de programação da Semana Municipal da Amamentação. “Foi uma semana de várias ações e integração entre a rede de saúde com setores como o SAMU. Falamos do incentivo ao aleitamento materno, as emoções envolvidas no processo, da dor de amamentar em muitas mulheres e o ato de resistência em prol do filho e disribuímos brindes. Esse ano, os pais participaram ativamente. Diante do sucesso que foi nosso balanço é positivo e pensamos em fortalecer ainda mais o assunto para as próximas campanhas”, bfinalizou Lorena.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro