Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Obras avançam e Juazeiro está próxima de ficar 100% saneada

ASCOM em 13/nov/2019

Ascom/PMJ

Juazeiro caminha para ser um dos principais municípios da Bahia com índice de esgotamento sanitário acima da média nacional. Com a conclusão de 20 estações elevatórias, ampliação da Estação Central de Tratamento de Esgoto (ETE) composta por uma lagoa anaeróbia, três facultativas e duas de maturação, a ETE passará a tratar 230 litros de esgoto por segundo. A obra tem previsão para ser concluída ainda neste ano, deixando Juazeiro com 96% de cobertura sanitária.

“A nossa gestão já implantou mais de 220 mil metros de rede coletora de esgoto, está finalizando as ligações condominiais e já desenvolvendo projetos para contemplar as demais áreas com o sistema de esgotamento. Muito em breve vamos atender 100% de cobertura na sede do município, que hoje está 86% saneada, o que nos coloca acima da média nacional. Tudo isso é fruto de muito planejamento e trabalho”, comemora o prefeito Paulo Bomfim.

Além do investimento feito no saneamento, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro melhorou em mais de 60% o abastecimento de água em todo o município. Implantou uma nova adutora de 400 milímetros, melhorou a Estação de Captação com um moderno sistema flutuante, construiu em parceria com a iniciativa privada uma nova Estação de Tratamento de Água com capacidade para tratar 150 metros cúbicos de água por segundo, dois reservatórios para 300 mil litros de água e autonomia para abastecer até 45 mil pessoas.

A melhoria no abastecimento de água chegou também ao interior do município com a perfuração de 200 poços artesianos e 22 adutoras com pequenos sistemas que possibilitaram uma melhor qualidade de vida ao homem do campo com água para o consumo humano e dessedentação animal.
Os cuidados com o meio ambiente foram redobrados após o SAAE assumir também a coleta e destino final do lixo domiciliar e resíduos sólidos. Diariamente são coletados 170 toneladas de lixo e 100 toneladas de resíduos, destinados ao aterro sanitário da cidade. A Prefeitura fez parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ), instalou 600 lixeiras na cidade, 20 pontos de entrega voluntária e fez parceria com empresas e condomínios incentivando a coleta seletiva. Hoje, 14 famílias que antes viviam no lixão da cidade vivem dignamente com o trabalho de coleta, com apoio e incentivo.

Para melhor atender as demandas dos usuários também houve investimento na modernização da frota de veículos com novos caminhões hidrojateadores e 16 novas motocicletas para o SAAE atender a sede e o interior.

Avanços reconhecidos pelos usuários, mas que aumentam a responsabilidade da gestão municipal, no sentido de continuar trabalhando cada vez mais para atender bem a população. O diretor presidente do SAAE, Joaquim Neto, credita todas essas conquistas ao apoio que tem recebido do prefeito Paulo Bomfim e do comprometimento de todos os servidores da autarquia municipal.

“Os desafios foram muitos, mas com uma gestão transparente e vontade de contribuir com o crescimento do município aos poucos vamos rompendo as barreiras e projetando a Juazeiro do futuro. Lembro que quando nosso grupo assumiu a gestão, em 2009, o SAAE estava à beira de um colapso até com ameaça do corte no fornecimento de energia. Trabalhamos duro, priorizamos a melhoria do abastecimento de água e hoje podemos festejar essas conquistas”, disse Neto.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro