Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Obra do Parque Fluvial prossegue com implantação de novos equipamentos

ASCOM em 29/out/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Concluída a implantação das novas escadarias de acesso, a obra de construção do Parque Fluvial prossegue com os serviços de finalização da rampa de acessibilidade e construção da pista de skate. A intervenção realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial juazeirense, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km.

Lucas Souza, engenheiro da SEDUR responsável pela fiscalização da obra, explica que as duas escadarias metálicas que estão localizadas, uma na área do parque que passa na Av. Adolfo Viana e a outra na área do Terminal Hidroviário, já estão finalizadas. “Agora estamos trabalhando na rampa de acesso ao terminal hidroviário, onde também estamos implantando uma estrutura metálica, piso táctil, que vai diminuir o declive para promover a acessibilidade das pessoas com deficiência ao Terminal e ao Parque, tudo isso é claro atendendo à NBR 9050 que norteia às condições de acessibilidade em construções”, explica Lucas Souza.

Outro equipamento que compõe o Parque e está em construção é a Pista de Skate. “Estamos executando a fundação da pista que consiste na estrutura de pilares que darão suporte as rampas de manobra”, destaca o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães, acrescentando que a empresa responsável pela execução da obra “já está adquirindo o material necessário para iniciar a etapa de iluminação do Parque”, acrescenta o secretário.

Para o funcionário público federal e skatista há 30 anos, Francisco Dantas Junior, o início da construção da pista de skate no parque representa a garantia de um futuro bem diferente para os amantes do esporte. “Na década de 90 enfrentamos muitas dificuldades para participar de competições, devido à falta de pistas em juazeiro. A Federação Baiana de Skate até mostrou interesse em produzir uma etapa do campeonato na nossa cidade, mas Juazeiro sempre ficou fora pela falta de espaço adequado. Já não participo mais das competições, mas agora com a construção da pista de skate do Parque Fluvial, vou poder contar com um espaço de qualidade para praticar com os veteranos. Além disso, os novos atletas da cidade poderão desenvolver-se e disputar em nível de igualdade com os atletas das demais localidades onde já existem boas pistas de skate”, declarou o skatista.

Parque Fluvial – A intervenção iniciada em novembro de 2017 até o momento já executou a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, novas escadarias para acesso, piso em intertravado e pintura do teto da área de convivência do Terminal hidroviário. Atualmente está executando a construção da pista de skate e conclusão da rampa de acesso ao terminal hidroviário. Além disso, ainda vai executar a estruturação e o ordenamento do mirante, será criado um atracadouro náutico. As barracas que ficavam próximas a Marinha já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro