Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Obra de requalificação dos acessos à Pedra do Lorde prossegue com serviços voltados para acessibilidade e mobilidade

ASCOM em 23/out/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Entre os serviços previstos na obra de requalificação das vias de acesso ao bairro Pedra do Lorde está a implantação de rampas de acessibilidade e a pavimentação asfáltica dos entroncamentos de todas as ruas ligadas as avenidas que estão sendo beneficiadas com a obra (Vanda Guerra, Miguel Silva Souza e Sebastião Almeida). Serviços esses que já estão em execução e promovendo melhorias na acessibilidade e mobilidade urbana.

A obra que é fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), com Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está orçado em R$ 6 milhões, onde R$ 4,7 milhões custeiam a obra da Pedra do Lorde e o restante do recurso é referente à obra de requalificação da Av. Adolfo Viana beneficiando aproximadamente 2,6 Km de extensão com intervenções voltadas para a melhoria da infraestrutura, mobilidade e acessibilidade no acesso aos bairros Pedra do Lorde, Palmares, Quidé e Quidezinho.

O engenheiro da SEDUR responsável pela fiscalização da intervenção, Lucas Souza, explica que a obra foi projetada com base nas diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também na NBR 9050/2015 (Norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

“Todo o trecho da obra que já foi beneficiado com os serviços de drenagem e pavimentação asfáltica agora está recebendo as calçadas, as rampas de acessibilidade e também a pavimentação dos entroncamentos das vias secundárias, ligadas às avenidas que compõem o objeto da obra. Outro serviço que já estamos iniciando nesse mesmo trecho é a execução da ciclovia”, explica o engenheiro.

Quem vem aprovando o andamento dos serviços na obra é a população. Julia Ramos trabalha como diarista em um condomínio localizado nas avenidas que estão recebendo as intervenções e conta que a obra está mudando a cara dos bairros no entorno. “Antes essas avenidas não tinham nenhuma rampa de acessibilidade, agora praticamente toda esquina tem uma. E ainda vai ter via especifica para quem anda de bicicleta, para que vem a pé, vai ficar muito bom e também muito bonito”, disse Julia Ramos.

Seu João Farias tem um pequeno comércio na Av. Sebastião Almeida e declara que não vê a hora da intervenção chegar ao trecho que o seu comércio está. “Gosto de acompanhar a obra e ver o início de cada novo serviço. E o que já está pronto é de encher os olhos, aguardo com ansiedade a chegada aqui na avenida que tenho meu comércio”, declara seu João.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano do município, Hemerson Guimarães, ressalta que nos próximos dias mais um trecho da obra (extensão entre a Chácara Bougainville e pouco depois do Condomínio Assunção de Maria) começará a receber os serviços de terraplanagem. “Esse já é o terceiro trecho que vamos executar de pavimentação, ainda teremos mais uma etapa que é a extensão entre o Condomínio Colinas do Rio e o Quidezinho. Essa é uma grande intervenção que vai eliminar um grande problema de drenagem que assolava a décadas a população dos bairros na área”, destaca o secretário.

O secretário acrescenta ainda que o convênio celebrado junto ao Governo do Estado está programado para ser pago em 4 parcelas e a cada parcela liberada é necessária a prestação de contas para que a próxima parcela seja liberada. “O que muitas vezes atrasa o nosso cronograma de realização da obra, mas é preciso ficar claro para a população que: com a primeira parcela liberada utilizamos o recurso nas duas obras: Pedra do Lorde e Adolfo Viana; na segunda parcela priorizamos a obra na Pedra do Lorde por conta dos transtornos de mobilidade. Agora estamos recebendo a terceira parcela que pretendemos investir nas 2 obras”, finaliza Hemerson Guimarães.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro