Obesidade infantil: nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro faz alerta sobre como evitar

A obesidade infantil está relacionada ao acúmulo de gordura em crianças com até 12 anos de idade. Ela afeta de forma negativa a saúde dos pequenos. A gerente da Assistência Nutricional da Secretaria de Saúde, Beatriz Lopes, faz um alerta sobre o tipo de alimentação que pode provocar obesidade neste público e destaca como pais ou cuidadores podem prevenir esse problema.

A obesidade infantil é uma doença multifatorial. A nutricionista afirma que alimentos industrializados como salgadinhos, macarrão instantâneo, refrigerantes, doces e frituras estão entre os principais causadores da obesidade neste público, associados, claro, à falta de atividade física. “O isolamento social agravou um problema já existente porque fez com que as crianças ficassem mais em casa e começassem a consumir com mais frequência esse tipo de alimento hipercalórico. Isso, claro, deixando de movimentar o corpo, já que passaram a ficar mais em frente às telas”, destacou a nutricionista.

A obesidade infantil tem riscos a curto e longo prazo. “Essas crianças podem apresentar, devido à obesidade, enxaqueca, dor na coluna por causa do excesso de peso. O intestino pode não funcionar direito. O acúmulo de gordura pode causar assaduras, diabetes, hipertensão, por exemplo”, disse.

Tratamento

A obesidade deve ser tratada de forma multiprofissional, com ajuda de profissionais como nutricionista, educador físico, endocrinologista, fisioterapeuta e psicólogo. De acordo com a gerente da Assistência Nutricional da Secretaria de Saúde de Juazeiro, é importante evitar alimentos hipercalóricos e que pais e cuidadores procurem atividades em que as crianças estejam em movimento. “Devem ser oferecidos a essas crianças alimentos e preparações saudáveis como frutas e sanduíches naturais. É importante não pular as refeições e consumir os alimentos na mesa longe das telas. Neste momento de pandemia, há muitas atividades que são feitas sem aglomerar, ou seja, deve-se incentivar as crianças a fazerem passeios com os animais ou até pular corda, por exemplo”, explicou Beatriz Lopes.

Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil

O Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil é celebrado em 03 de junho e tem o objetivo de fazer um alerta à população sobre os cuidados para combater este problema que afeta a saúde de milhares de crianças.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhe essa publicação