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Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro explica como a alimentação pode melhorar a imunidade

Para manter uma boa saúde é preciso que as pessoas fiquem de olho na imunidade. O sistema imunológico é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas e está relacionado à proteção no organismo. A alimentação pode ser uma boa aliada nisso, segundo a nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Beatriz Lopes.

Beatriz explica que alimentos industrializados e ultraprocessados, por exemplo, não contribuem para uma boa imunidade por possuírem grande quantidade de sódio e gorduras. “Um dos pilares da imunidade é uma alimentação rica em substâncias antioxidantes, que acabam auxiliando diretamente na melhora do sistema imune. Podemos citar nutrientes como as vitaminas A, C, D, E e vitaminas do complexo B, ferro, zinco, probióticos e prebióticos, ômega 3, magnésio e selênio.

“Muitas pessoas compram suplementos prontos para ingerir essas substâncias, mas a gente consegue encontrá-las com facilidade nos alimentos, como as frutas. A vitamina C, que é importante, por exemplo, no combate às infecções, está na laranja, goiaba, caju, kiwi”, orienta a nutricionista da Sesau.

Beatriz Lopes explica ainda que o ferro é encontrado no feijão, em vegetais de cor verde escura e em carnes de modo geral, por exemplo. “É interessante colocarmos o feijão de molho com gotinhas de limão por, pelo menos 12 horas. Isso ajuda a liberar os gases do grão e faz com que melhore a absorção de ferro e vitamina C pelo nosso organismo”, disse a nutricionista.

Ômega 3 é uma gordura boa e pode ser encontrado em peixes, como salmão e sardinha, e em grãos, como a chia. Ele tem um papel fundamental nos processos anti-inflamatório e imune do organismo.

Ingestão de água

Mas a nutricionista da Sesau destaca ainda que o consumo de água não deve ser esquecido. “A água auxilia no transporte dos nutrientes no organismo. Ela dá hidratação ao corpo para auxiliar nesse transporte”, disse. A quantidade fundamental para um adulto saudável é a ingestão de, pelo menos, 2 litros por dia de água. A nutricionista ainda ressalta que três fatores também interferem na imunidade: o sono, o estresse e a atividade física. Por isso, é importante sempre procurar profissionais especialistas.

Texto: Amanda Franco – Ascom/Sesau/PMJ

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