Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Núcleo de saúde leva informações sobre IST’s para jovens do Distrito de Maniçoba

ASCOM em 22/fev/2018

Débora Sousa/ SESAU

Com o objetivo de levar informações a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e os cuidados relativos com o próprio corpo que a equipe do Núcleo de Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) realizou nesta quarta-feira (21), uma apresentação teatral para os alunos do Colégio Estadual Olavo Neto, Distrito de Maniçoba.

A equipe formada por profissionais da saúde conversou com alunos sobre a importância de cuidar bem da saúde e do próprio corpo, além de conhecimentos em relação às IST’s e quais as formas de prevenção do contágio. A equipe pontuou a higiene pessoal, os cuidados individuais com o corpo, a responsabilidade de hábitos saudáveis e os cuidados com a própria saúde.

A apresentação teatral relatou o comportamento de pessoas em uma balada, onde estas ignoram os riscos de contaminação dos vírus HIV e das IST’s, expondo-se a relações sexuais sem uso do preservativo, sem higienização e até mesmo correndo o possível risco de morte, abuso e danos à saúde. A necessidade de diálogo sobre saúde sexual e reprodutiva, métodos contraceptivos e início da vida sexual com maior acesso às informações seja na escola, família ou nas Unidades de Saúde também fizeram parte da apresentação.

Depois da apresentação houve um momento de tirar dúvidas, partilhar vivências e ter informações necessárias e importantes. “Um momento único, pois através de brincadeiras foi abordado um assunto sério e que muitos ignoram”, pontuou a aluna Mariana Silva. Para o estudante aluno João Carlos “a apresentação teatral relatou bem o que acontece nas festas. Com certeza os riscos são grandes, mas com cuidados e consciência podemos evitar novos casos de IST’s”, explicou João Carlos

A Superintende de Vigilância e Saúde, Tatiane Malta afirma que o conhecimento é a base para prevenção. “Através da informação conseguimos evitar a proliferação de inúmeras doenças. Sabemos da necessidade de conversar sobre as ISTs e orientar os adolescentes que estão iniciando uma vida adulta com relacionamento afetivo. Mais que uma gestação não planejada as relações sexuais sem preservativos podem ocasionar doenças”, explicou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro