Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

Novos conselheiros tutelares de Juazeiro são empossados em cerimônia realizada no Paço Municipal

ASCOM em 10/jan/2020

Por Fabiana Diniz/SEDES

Os novos conselheiros tutelares de Juazeiro, que atuarão no quadriênio 2020-2023, foram diplomados nesta sexta-feira (10) em cerimônia realizada no gabinete do prefeito, no Paço Municipal. Após a diplomação, os conselheiros titulares foram empossados pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vicente de Paula acompanhado pelo prefeito Paulo Bomfim. A cerimônia contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Alex Tanuri e da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama.

O prefeito Paulo Bomfim falou da satisfação por poder contribuir com a política voltada às crianças e aos adolescentes. “Juazeiro vem avançando em todas as áreas nos últimos anos e o conselho tutelar reestruturado ajuda muito mais a fortalecer essa política. Nosso papel é justamente esse, montar uma estrutura para cuidar ainda melhor de nossas crianças e adolescentes. Parabenizo a Sedes pela condução de todo o processo, os conselheiros eleitos, suplentes e todos que colocaram seus nomes à disposição para fortalecer ainda mais essa política. É com muita alegria que estou do lado do povo para cuidarmos ainda mais de nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito.

Os novos conselheiros foram escolhidos a partir de um rigoroso processo seletivo constituído por exame de conhecimento específico, eleição e curso de capacitação. As eleições, com voto direto e secreto, foram realizadas no dia 6 de outubro de 2019 com recorde de votos válidos. “Foi um processo longo e fizemos tudo com muito cuidado sempre acompanhados por órgãos competentes com muito empenho para que tudo terminasse de maneira satisfatória como aconteceu. Hoje é um dia de festa, porque concluímos um processo longo e com êxito”, pontuou a secretária Cida Gama.

Todo o processo de escolha dos novos conselheiros foi promovido pelo CMDCA, orientado pela Assessoria de Articulação Interinstitucional (AAI), pela Casa dos Conselhos, fiscalizado pelo Ministério Público e acompanhado pela SEDES. “Agradeço a toda equipe envolvida pelo empenho e dedicação ao longo de todo o processo que iniciamos em abril, culminando hoje com a posse. O desejo é que possamos atender da melhor maneira possível nossas crianças e adolescentes”, afirmou o presidente do CMDCA Vicente de Paula.

Após o juramento, feito por conselheiros titulares e suplentes, o conselheiro Charles Vargas falou sobre as conquistas alcançadas pelo órgão nos últimos anos. “Chegamos no CT e encontramos uma estrutura que ainda não era suficiente para atender a demanda, mas hoje, com a contribuição da secretária Cida Gama e do prefeito Paulo Bomfim, temos um conselho mais equipado e com uma estrutura muito melhor. A luta é difícil, é árdua, mas com empenho vamos conseguindo vencer”, disse.

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro