Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2018


No mês da mulher, Caravana da Saúde é contemplada com atendimentos ginecológicos e obstétricos em Juazeiro

ASCOM em 08/mar/2018 -

Débora Sousa/ SESAU

Em sua 109º edição, a caravana da saúde retornou nesta quarta-feira, 07, ao Bairro Dom Thomaz, com atendimentos clínicos e especializados voltados à redução das demandas reprimidas na Unidade Básica de Saúde do bairro. A UBS ainda recebeu a primeira edição da Caravana da Saúde da Mulher, que no mês de março irá proporcionar para o público feminino consultas e realizações de exames ginecológicos e obstétricos. Durante o dia foram registrados 193 atendimentos.

No período da manhã, os atendimentos estavam voltados aos diferentes públicos que necessitavam de atendimento nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico, exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Nos dois turnos da caravana aconteceu ainda atualização do recadastramento do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES, através da Estação Cidadania e a equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança Trânsito e Transportes – CSTT esteve orientando as pessoas para um trânsito seguro.

O aposentado Emilson Aragão Sobreira chegou cedo para fazer um check-up. “É a segunda vez que eu venho para o atendimento pela caravana e sempre sou bem atendido, é muito rápido, você chega, entrega a guia e em pouco tempo já faz a consulta, no meu caso que vou para o cardiologista, o eletrocardiograma é feito e o resultado já sai na hora”, pontuou.

Outro usuário da unidade foi o agricultor Geraldo Afonso Bernardo, que ficou feliz pela rapidez do atendimento.  “Fiz os exames que tinham pra fazer e já estou indo pra casa sabendo o resultado, gostei muito, espero que atendimentos assim continuem acontecendo” expressou.

No período da tarde todos os atendimentos foram voltados para a mulher, inicialmente as gestantes que chegavam para a ultra som obstétrica eram acolhidas pela equipe do Projeto Boas Vindas, a equipe formada por enfermeiras e psicóloga tirou dúvidas e orientou as futuras mamães. A professora Aparecida Marques, que está na segunda gestação, participou pela primeira vez da ação. “A reunião trouxe informações que acalmam nossos anseios. Gostei também de conhecer a equipe da maternidade e de saber que podemos conhecer as instalações onde iremos parir”, concluiu.

A vendedora Izabela de Sousa Oliveira foi para consulta ginecológica, onde realizou o exame de colposcopia. “Eu fico muito feliz que ações como esta estejam acontecendo, precisamos de atendimento especializado, é uma área cara e que demora muito, agora com essa caravana da saúde da mulher adianta e muito a nossa vida. Espero que esse programa continue e possa proporcionar para nós mulheres, mais serviços especializados”, disse.

Para a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, esse é um momento de fortalecimento da caravana da saúde. “Durante todas as quartas-feiras estaremos levando para um bairro ou distrito o atendimento ginecológico e obstétrico porque entendemos que precisamos ampliar nossos serviços e atender as demandas. Aos poucos estamos levando melhorias para a população, o prefeito Paulo Bomfim está comprometido com o processo de ampliação e atenção a saúde para a população de Juazeiro”,  concluiu.

Logo-Juazeiro-BA-simples

Copyrigth © 2017 Prefeitura Municipal de Juazeiro