Início No Dia Mundial da Água, Prefeitura de Juazeiro faz alerta sobre consumo consciente

Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

22/03/2021 15h53 Atualizado há 3 anos atrás

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Juazeiro faz um alerta sobre o uso correto do recurso natural. Através de campanha publicitária na TV e na internet, a gestão municipal chama a atenção para esse bem essencial para a vida no planeta e conscientiza a população para o consumo responsável, evitando o desperdício.

De acordo com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, 95% da cidade (sede) é abastecida com água tratada. Já no interior do município, são 50 localidades com água de qualidade nas torneiras – incluindo os distritos.

A autarquia municipal ressalta que, o maior desperdício ocorre nas residências, geralmente pela falta de conscientização e informação das pessoas. Uma dica é ficar em alerta com na hora do banho, de escovar os dentes ou verificar se existe algum vazamento na rede. Para se ter uma ideia, uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia e, se for uma com abertura de 12 milímetros, o gasto é de 30 mil litros.

(Foto: Pedro Angelo/PMJ)

Outro problema enfrentado são as ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”. A prefeitura vem atuando fortemente para coibir essa prática, que é considerada crime no Brasil e a pessoa flagrada adulterando pode ser presa. Ligações clandestinas prejudicam a família abastecida e toda a comunidade. Além disso, é aplicada uma multa, que precisa ser paga pelo infrator.

O SAAE estima que o município de Juazeiro tenha mais de 10 mil “gatos”. Só no mês de janeiro deste ano, mais de 200 ligações clandestinas foram identificadas. Quando isso acontece, a pessoa responsável é notificada e tem 10 dias para formalizar sua defesa, porém, as multas são altas: R$ 400,00, a primeira vez; R$ 800,00, na segunda vez, R$ 1.200,00 na terceira vez, e assim, sucessivamente.

Melhorias

Os avanços no serviço de abastecimento de água em Juazeiro têm sido constantes, com a realização de manutenção nas redes e substituição de tubulações, melhorando a cobertura do serviço nos quatro cantos do município. Ou seja, mais água e com melhor qualidade para a população.

Esse dia 22 é mais uma oportunidade para você, cidadão juazeirense, refletir sobre o quanto necessária a água é, mas principalmente criar o compromisso de reduzir o uso incorreto dela e seu impacto ambiental. Economizar água representa menos gastos financeiros e cuidado com o meio ambiente, afinal a água é um recurso natural esgotável.

Texto: Fabíolla Paiva – Ascom/SAAE/PMJ