Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

No dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Juazeiro articula parceria para implantação do Projeto de Tratamento de Resíduos Sólidos financiado pela BahiaGás

ASCOM em 05/jun/2019

Raphael Lela-Ascom

A Prefeitura de Juazeiro articulou parceria com Associação Fonte Viva, localizada próximo ao povoado de Campos, Distrito de Maniçoba e com o Centro Territorial de Educação Profissional, para a compra de equipamento biodigestor para ser utilizado por estudantes nos cursos oferecidos pela instituição.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica aconteceu na tarde desta quarta-feira, 05, na sede do Núcleo Territorial de Educação 10, representada pela diretora Marinês Silva Menezes Santos e contou com a presença de diversos parceiros como o SAAE, Cesol, Cooperativa de Catadores e diretor-executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento Agnaldo Meira. O projeto ainda conta com a parceria da Prefeitura de Sento Sé, e o financiamento do Governo da Bahia, através da BahiaGás.

A previsão é que equipamento biodigestor trabalhe com cerca de 1 tonelada de matéria orgânica, fornecida pelos resíduos sólidos do Mercado do Produtor, o que vai gerar biogás (energia elétrica), biofertilizante e ração animal. O projeto foi elaborado pelos técnicos das Prefeituras de Juazeiro e Sento Sé, Fernando Dantas e Eloiton Oliveira.

Para o engenheiro agrônomo, articulador da parceria e assessor de gabinete da Prefeitura de Juazeiro, Fernando Dantas, a assinatura foi realizada num dia simbólico. “Uma feliz coincidência, já que hoje é o Dia do Meio Ambiente. Estamos empenhados em fazer com que este projeto piloto seja ampliado e possamos levar para bairros e distritos da nossa cidade, se tornando um modelo para a região e para a Bahia”, declarou Fernando Dantas.

Parte importante no projeto do Biodigestor, o diretor da AMA ressaltou os desdobramentos desta parceria. “O prefeito Paulo Bomfim nos tem orientado buscar alternativas de gestão. Com este projeto, além de indicar um fim sustentável da matéria orgânica que não é aproveitada para a comercialização no Mercado do Produtor, estaremos colaborando com a pesquisa e com o ensino de jovens” enfatiza Agnaldo Meira. Presidente da instituição proponente, a Associação Fonte Viva, Maria José Alves prevê sucesso. “Vamos fazer com que o projeto dê certo e que sejamos referência”.

O diretor do Cetep, Josemar Rodrigues, agradeceu a parceria com as Prefeituras de Juazeiro e Sento Sé e da BahiaGás. “Ficamos muito felizes em poder colaborar com projetos sustentáveis. Agradecemos aos parceiros pela confiança e agora é iniciar o projeto para que estudantes e população sejam beneficiados”, finalizou o gestor de educação.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro