Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Mutirão de atendimentos aos pacientes com glaucoma segue até o dia 22

ASCOM em 20/jun/2017

Andréa Meireles/ ASCOM PMJ

Nesta terça-feira (20) iniciou o segundo mutirão de atendimentos para pacientes com glaucoma. Na ocasião, os usuários já cadastrados na Secretaria de Saúde de Juazeiro fizeram consultas de acompanhamento e receberam colírios para três meses de tratamento. O mutirão segue até a próxima quinta-feira (22), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alagadiço, das 08h às 17h.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, lembra que para ser atendido, o usuário deve apresentar a cópia original e a xérox do cartão SUS, de um comprovante de residência e do documento de identidade. “No primeiro mutirão da gestão de Paulo Bomfim, aconteceram mais de 600 atendimentos e foram distribuídos mais de 2700 colírios. Nossa expectativa é atender cerca de mil pessoas até o fim do mutirão”, revela.

O glaucoma é uma doença ocular, cuja principal causa é o aumento da pressão dentro do olho. A patologia tem uma evolução lenta, mas pode levar a cegueira. Apesar de não ter cura, o glaucoma pode ser tratado e deve ser acompanhado, para que a visão não seja comprometida.

A aposentada Maria de Lurdes Barbosa (78) conta que começou a fazer o tratamento de glaucoma há 22 anos. “Já é o 6º mutirão que venho, sempre recebo tudo direitinho para os três meses”, elogia. Já o assistente administrativo, Josivaldo da Silva (56), destaca a importância de ser acompanhado pelo oftalmologista. “Sempre que venho ao mutirão, o médico checa a pressão dos olhos, para saber se está tudo normal”, conta.

O mutirão de atendimentos ao paciente com glaucoma é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e também recebe os usuários da microrregião que já são cadastrados, abrangendo pacientes dos municípios: Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Remanso, Canudos, Casa Nova, Santo Sé, Uauá, Curaçá e Pilão Arcado.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro