Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Município sedia Encontro Macrorregional Norte de Combate ao Trabalho Infantil

ASCOM em 27/nov/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

Juazeiro recebeu durante esta terça-feira (27), no auditório do Rapport, o 1º Encontro Macrorregional Norte de Combate ao Trabalho Infantil. A abertura do evento contou com a participação de usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS da Malhada da Areia e trouxe, além de representantes de Juazeiro, participantes de municípios da região de Senhor do Bonfim e Paulo Afonso.

O evento teve como objetivo principal fortalecer as ações descentralizadas do Programa de Atenção e Proteção da Criança e do Adolescente no âmbito regional e municipal. O encontro faz parte da iniciativa do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente da Bahia (FETIPA) de interiorizar suas ações e incentivar as articulações entre entidades governamentais e não-governamentais em prol da prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, o encontro foi mais uma oportunidade de discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. “Temos focado desde o início da gestão no cuidado com as pessoas, especialmente o cuidado com as crianças e adolescentes. Ampliamos nossas equipes, capacitamos os servidores, melhoramos os equipamentos para atuarmos cada vez melhor. Tudo que o governo se propõe a fazer é pensar no bem estar das pessoas e discutir a erradicação do trabalho infantil. Agradecemos a todos os presentes por estarem nesta luta junto com a gestão”, destacou a secretária.

O evento foi realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade em parceria com as Secretarias da Saúde e de Educação e do Núcleo Regional de Saúde Norte. Para a representante da Secretaria da Saúde, Maria José, é fundamental essa atuação em conjunto com vários setores. “As políticas públicas se cruzam e não haveria saúde sem educação, sem assistência social, pois elas se completam. Nossa tarefa no dia de hoje é árdua e não podemos sair daqui com mais um evento. Acredito que vamos consolidar algo que vai contribuir com o fim do sofrimento de várias crianças”, afirmou Maria José.

A representante da Secretaria de Educação e Juventude Débora dos Santos, destacou o trabalho de conscientização que vem sendo feito no município. “Desde abril de 2017 coordenamos o projeto MPT na Escola em parceria com a SEDES, que luta contra o trabalho infantil, procurando conscientizar a comunidade escolar e a sociedade para tirar esse pensamento de que trabalhar é melhor. Não podemos tirar o direito da criança de estudar, de brincar, de ter todas as fases que uma criança precisa ter”, pontuou.

Para o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte Pedro Alcântara, é essencial que encontros como este sejam realizados na região. “Esse trabalho feito hoje, reunindo vários municípios da região Norte de resgate e conscientização, é altamente comprometido com a causa e certamente vai impactar positivamente na vida de milhares de pessoas, futuramente”, completou.

Após a mesa de abertura, os participantes do encontro foram divididos em grupos de estudos e ao final do evento foram apresentados em plenária os produtos das discussões realizadas.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro