Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Moradores do distrito irrigado de Maniçoba são beneficiados com o projeto Fortalecendo o Semiárido

ASCOM em 29/nov/2019

Lene Radina/Ascom ADEAP

Mais uma comunidade da zona rural foi contemplada com o Projeto Fortalecendo o Semiárido, realizado pela tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro. A ação que foi realizada nesta quinta-feira (28), na Escola Municipal Quinze de Julho, localizada no distrito Irrigado de Maniçoba, teve como foco o empreendedorismo.

Vinte e seis famílias (alunos, pais de alunos e professores) aprenderam sobre o beneficiamento da banana, ou seja, o aproveitamento integral dessa matéria prima. “Hoje iniciamos, através de uma palestra, o curso que despertou na comunidade as inúmeras possibilidades de uso com os recursos disponíveis na própria comunidade, a exemplo das frutas produzidas nesse perímetro irrigado”, explicou Ataildes, informando que a equipe retornará à comunidade para executar a oficina prática com a banana, onde serão trabalhadas as folhas, o coração, a polpa e a casca.

A capacitação se deu através de um convite da escola Quinze de Julho à ADEAP, para integrar o projeto educacional ‘Primeira Mostra de Arte e Empreendedorismo’. “Nossa escola está trabalhando oficinas de artes e empreendedorismo, cujo objetivo central é incentivar o desenvolvimento econômico dos nossos alunos e familiares. Estamos gratos a toda equipe da ADEAP por essa grande oportunidade”, afirmou a diretora da escola Maria Edvania Sá de Melo.

Essa etapa do projeto tem como foco disseminar a alimentação com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). “Amei essa oportunidade que a escola e a prefeitura estão nos presenteando. É algo novo poder conhecer todos componentes de uma das frutas que há anos é produzida na nossa região, estou imensamente feliz com essa capacitação”, declarou a aluna Raíssa da Silva Santos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Elayne Borges destacou a importância do projeto de extensão rural. “Fazer esse deslocamento às comunidades do interior do município é o grande diferencial do projeto, pois os moradores não precisam se deslocar à sede para ter acesso aos cursos oferecidos pelo nosso projeto. Estamos muito felizes com os resultados alcançados ao longo desses dois anos do Fortalecendo o Semiárido”, declarou.

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro